Presente em todos os níveis de uma corporação — operacional, tático ou estratégico —, a imagem do líder organizacional nunca deixou de existir, apenas se modificou com o passar do tempo. Se antes os gestores tradicionais cultivavam uma postura rígida e distante de seus colaboradores, hoje, um chefe competente é aquele que trabalha em conjunto com sua equipe e contribui para o desenvolvimento de líderes novos.
Tais habilidades e competências são extremamente valorizadas no mercado. Afinal, o líder tem papel fundamental no funcionamento de uma empresa. Sendo assim, é indispensável saber reconhecer e preparar aqueles com perfil de liderança dentro da companhia. Para entender como fazer isso devidamente, continue acompanhando este post!
Conheça o PDL e suas vantagens
Fundamental para preparar líderes de uma maneira sustentável, o Programa de Desenvolvimento de Líderes consiste em um conjunto de processos — práticos e teóricos — que visam promover as habilidades necessárias a esse papel nos funcionários da empresa. Com essa metodologia, é possível identificar os perfis criativos, proativos e comprometidos com resultados, capazes de guiar equipes produtivas e eficientes.
Além disso, implementar mudanças pessoais e profissionais se tornará mais fácil. Desse modo, as relações entre os colaboradores e superiores será melhorada, assim como a comunicação, motivação e produtividade do time. A retenção de talentos também é outra vantagem do PDL e, por fim, os funcionários se sentem mais valorizados no trabalho, agregando valor ao negócio.
Saiba como tornar o PDL efetivo
Veja a seguir como colaborar com a implementação de um programa eficaz de desenvolvimento de líderes em sua empresa.
Trace os objetivos do programa
Um bom PDL precisa começar com a definição dos objetivos gerais. Somente a partir daí é que será possível solucionar os problemas e obter os resultados esperados com rapidez. Uma sugestão é iniciar capacitando os setores mais críticos da companhia, onde a necessidade de um líder competente é urgente e não há ninguém qualificado para assumir esse papel.
Busque líderes de vários níveis hierárquicos
Depois disso, a prioridade é implementar o programa em todos os setores da organização, dividindo conceitos e atividades de acordo com as necessidades de cada um. Mesmo que os níveis mais altos da empresa já possuam bons líderes, essa será uma oportunidade para eles ampliarem seus conhecimentos e desenvolverem novas habilidades de liderança.
Defina onde o programa será realizado
Outro ponto que deve ser avaliado na hora de implementar o programa é a possibilidade de realizá-lo internamente ou com a orientação externa de profissionais especializados — como consultores e mentores. Entender as reais necessidades da organização nesse aspecto é crucial para que o PDL obtenha êxito, sobretudo onde há pouca experiência quando o assunto é educação corporativa.
Além de todos essas etapas, é essencial que o setor de RH mensure os resultados do programa de desenvolvimento de líderes, possibilitando a correção de erros e propondo melhorias. Também vale incentivar o fornecimento de feedbacks construtivos, para que os colaboradores possam auto avaliar seus desempenhos durante o programa.
Agora que você já entendeu a importância de um bom PDL para os negócios, veja essas 4 dicas de como inovar no treinamento de funcionários!