Ideias só se tornam poderosas quando encontram espaço para acontecer. E é justamente nesse sentido que entra a importância de entender o que é workshop. Afinal, muito além de uma reunião de trabalho, um workshop é uma experiência prática, interativa e cheia de propósito.
É aquele momento em que a equipe se reúne, troca conhecimento, testa soluções e sai dali com a sensação de que algo realmente se transformou. Tudo isso em um formato leve, dinâmico e com foco total em resultados.
Então, quer saber mais detalhes sobre o que é e como aproveitar o potencial do workshop para engajar sua equipe e criar conexões reais? Neste artigo, a gente te mostra como esse formato pode ser uma estratégia em diferentes momentos. Continue a leitura!
- O que é workshop?
- Como funciona um workshop?
- Tipos de workshop e exemplos
- Por que realizar workshops em espaços especializados faz diferença?
O que é workshop?
O workshop é um evento curto, prático e super dinâmico, com foco em demonstrações práticas, trocas de experiências e desenvolvimento de habilidades específicas.
Ou seja, não é só uma palestra, nem um curso tradicional. É mais como uma oficina moderna, feita sob medida para quem quer sair do lugar-comum e provocar mudanças reais no time e no negócio.
O Google, por exemplo, é famoso pelos seus Design Sprints – workshops focados em resolver problemas complexos em 5 dias. Empresas como o Nubank já usaram essa abordagem para acelerar decisões estratégicas.
Além disso, o SEBRAE também aposta forte nesse formato para apoiar pequenos negócios em temas como planejamento, marketing e finanças.
Como funciona um workshop?
Se você pensar em um workshop como um espaço onde o aprendizado acontece junto com a troca de experiências, está no caminho certo. Porém, para esse evento funcionar bem, alguns pontos são fundamentais. Dá uma olhada!
Começa com um tema claro e objetivo
Antes de tudo, é importante saber: qual problema queremos resolver? O que o grupo precisa aprender, testar ou melhorar?
Isto é, suponhamos que o workshop é sobre inovação em processos. Então, o problema a ser resolvido pode ser a ineficiência em uma área específica da empresa, como o processo de atendimento ao cliente.
Assim, o grupo precisa aprender a aplicar novas ferramentas de automação, testar soluções práticas e melhorar o fluxo de trabalho.
O conteúdo é feito para um público específico
Não adianta falar com todo mundo – o workshop é mais eficaz quando foca em quem realmente precisa daquilo.
Por exemplo, um workshop sobre gestão de equipes seria mais eficaz se focasse em líderes e gestores, em vez de tentar alcançar todos os colaboradores da empresa.
Pode ser presencial ou on-line
Os dois formatos funcionam. O presencial permite mais troca e conexão, enquanto o on-line traz praticidade e alcance.
Entretanto, para que o evento presencial seja bem-sucedido, é fundamental escolher um local que ofereça a infraestrutura necessária para a experiência.
Tem sempre um bom facilitador
Alguém com experiência prática, que sabe conduzir conversas, propor atividades e transformar um grupo de pessoas em um time criativo.
A experiência como um todo importa
Desde o espaço físico até o café, tudo precisa estar alinhado para inspirar. No presencial, isso faz muita diferença para criar um ambiente acolhedor e produtivo, onde os participantes se sentem motivados e focados.
Precisa ser bem comunicado
Uma boa divulgação atrai o público certo, enquanto um valor justo garante que o evento seja acessível e, ao mesmo tempo rentável para os organizadores.
Além disso, não dá para esquecer do certificado no fim. Isso porque, a certificação é um diferencial importante no mercado de trabalho e ainda pode ser compartilhada nas redes sociais, como o LinkedIn.
Essa compartilhamento valoriza o currículo dos participantes e também ajuda a atrair mais público para as próximas edições do evento.
Tipos de workshop e exemplos
A seguir, exploramos diferentes tipos de workshops que podem beneficiar sua organização.
Workshops de team building
Esses workshops são perfeitos para fortalecer a colaboração e melhorar o trabalho em equipe. Um exemplo são os eventos de team building da Airbnb para fortalecer os laços entre os colaboradores e criar um ambiente mais unido e eficiente.
Afinal, quando as equipes se conhecem melhor e aprendem a trabalhar juntas, a produtividade no dia a dia só tende a melhorar.
Workshop para estimular criatividade e inovação
Esses workshops são ideais para empresas que desejam criar um espaço para soluções inovadoras. A Spotify realiza workshops focados em inovação e desenvolvimento de produtos.
Um exemplo é o Hack Week, um evento onde todos os colaboradores são incentivados a trabalhar em projetos fora do seu escopo habitual.
Workshops para desenvolver lideranças
Investir em líderes é fundamental para o crescimento de uma organização. Quer um exemplo? O LinkedIn organiza workshops de liderança para treinar seus gerentes em habilidades como comunicação eficaz e gestão de equipes de alto desempenho.
Workshops para desenvolver inteligência emocional
Em um ambiente de trabalho dinâmico, saber controlar as emoções é indispensável. Assim, a Salesforce oferece workshops para treinar seus colaboradores em inteligência emocional, ajudando-os a lidar com o estresse e a manter a calma em situações de pressão.
Por que realizar workshops em espaços especializados faz diferença?
Espaços especializados são projetados para otimizar a experiência de aprendizagem e tornar o workshop produtivo e inspirador.
Ambiente ideal para aprender
Espaços especializados ajudam a criar um clima perfeito para concentração e troca de ideias. Isto é, layouts flexíveis e áreas para relaxar facilitam o engajamento dos participantes.
O Experience Lounge, por exemplo, tem tudo pensado para estimular a criatividade e interação entre as equipes.
Infraestrutura de ponta
Quando a infraestrutura é de qualidade, tudo flui melhor. Wi-Fi rápido, equipamentos audiovisuais de última geração e outros recursos asseguram que o workshop aconteça sem contratempos.
Estímulo à criatividade
Esses espaços também são projetados para promover novas ideias e pensamentos fora da caixa, tornando o workshop mais dinâmico e criativo.
Faça o seu workshop na Experience Lounge
Agora que você já sabe o que é workshop, fica claro que ele vai muito além de uma reunião comum. É uma experiência prática e interativa, onde o foco está em resolver problemas reais e estimular o aprendizado de forma dinâmica.
Então, agende seu workshop no Experience Lounge! Com nossa infraestrutura de ponta e localização estratégica, sua equipe terá a melhor experiência possível, cheia de aprendizado e resultados concretos.