Treinamento

O treinamento nas empresas é um processo contínuo, que precisa ser estabelecido desde o início da carreira dos colaboradores. Desenvolver competências é um passo indispensável para melhorar qualidade e procedimentos do seu produto. Importância de investir em treinamento nas organizações.

A ausência de treinamento pode gerar consequências para o seu negócio, como baixa produtividade, alta rotatividade da equipe, insatisfação dos colaboradores, que prejudica o clima organizacional da empresa e elimina perspectiva para os profissionais a longo e médio prazo, falta de segurança nas atividades exercidas, além da perda de credibilidade por parte de parceiros, clientes e investidores.

Benefícios dos treinamentos de funcionários

Muito mais do que alicerce para resultados, o uso do treinamento nas organizações promove motivação, engajamento e retenção. Confira seus principais benefícios.

Aumento da produtividade

Com os profissionais se sentindo pertencentes ao local de trabalho e totalmente capacitados para executar as atividades que recebem, a produtividade certamente melhora. O trabalho como um todo se torna mais orgânico e dinâmico, fazendo com que os erros diminuam, e o colaborador comece a produzir bem mais e melhor.

Melhoria do clima organizacional

Além de ter colaboradores bem qualificados para fazer as suas tarefas, ter um clima organizacional agradável contribui para que o trabalho flua de forma mais harmônica. Por esse motivo, é fundamental integrar o colaborador à cultura do negócio para que ele se sinta pertencente. Assim, ele se sente valorizado e mais motivado.

Melhoria na qualidade dos produtos/serviços oferecidos pela empresa

A qualificação dos colaboradores também reflete diretamente na qualidade dos produtos e serviços da empresa — e até mesmo na sua imagem perante o mercado.

Um empreendimento é o resultado do conjunto de pessoas que fazem parte dele, e quanto mais colaboradores qualificados existirem em seu quadro pessoal, maior será a qualidade da sua empresa.

Produtividade, clima agradável, redução de custos, retenção de talentos: a consequência de tudo isso é um time de profissionais altamente capacitado e motivado para entregar os melhores resultados possíveis.

Dicas para inovar nos treinamentos

Confira, a seguir, algumas dicas infalíveis para inovar no treinamento dos colaboradores!

1. Gamificação do treinamento de funcionários na empresa

Quando adolescentes e jovens, crescemos vendo nossos jogos favoritos migrarem dos tabuleiros para os videogames e, depois, para computadores e celulares. O estímulo à competição saudável ganhou espaço nas empresas, que utilizam a lógica da evolução e aprendizado nas suas estratégias de treinamento de pessoal.

Os simuladores e jogos online, juntamente da criação de metas e desafios, que vão se renovando a cada etapa vencida, aumentam a motivação e o engajamento. Além das premiações que, como um bônus por desempenho, podem destacar em rankings os melhores funcionários, por exemplo.

2. Webinar para ensinar e aprender

As mídias digitais proporcionam mais que a interação entre pessoas de diferentes lugares, elas também podem ser usadas pelas empresas para o aperfeiçoamento profissional, com palestras memoráveis, cursos etc. Para isso, o webinar aparece como uma alternativa para ensinar e aprender com vídeos focados no treinamento de funcionários na empresa.

Os vídeos na web podem ser gravados ou transmitidos ao vivo, possibilitando a interação dos participantes. Além disso, o alcance é alto porque os colaboradores podem assistir de diferentes locais e quando quiserem, já que os vídeos ficam arquivados.

3. Design Thinking nas dinâmicas de grupo

O design thinking é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas cotidianos. Inovando na forma de pensar, pode ser aplicada no treinamento de funcionários na empresa, com o objetivo de incentivar os colaboradores a enxergarem novos caminhos pela perspectiva do consumidor no mundo real.

Assim como as organizações, essa abordagem gira em torno das pessoas e de seus relacionamentos interpessoais. Portanto, pode ser aplicada em atividades em grupo, por exemplo, em que todos devem priorizar por informações pautadas na realidade da empresa.

4. Utilize Storytelling

O uso do storytelling em treinamentos de funcionários tem um grande efeito em conferir a um colaborador os atributos de alguém competente, experiente e produtivo. O storytelling é uma maneira inspiradora de comunicar que acaba envolvendo as pessoas em mensagens, eliminando potenciais barreiras para o desenvolvimento pessoal da equipe e da organização como um todo.

A narrativa corporativa tem uma gama bastante ampla de usos, atingindo propósitos relevantes, como mais foco, comprometimento, liderança e paixão. Ao contar a história do seu negócio, por exemplo, é possível passar um sentimento para seu time de pertencer a um todo. A essência da sua empresa é passada por meio desse elemento, o engaja e traz valor à marca.

Contar histórias, a partir do storytelling em treinamentos para colaboradores, pode reforçar a cultura organizacional ou ainda orientar uma companhia em um processo de mudança. Assim, os funcionários se envolvem com o futuro da empresa, trocam experiências, fazem conexões e criam uma maior conexão com o negócio.

5. Faça uso da Realidade Virtual

A realidade virtual ou VR (Virtual Reality) é um ambiente artificial elaborado por computador e apresentado ao utilizador de tal forma que ele perceba esse ambiente como real.

No contexto de treinamentos, a VR é um termo gado ao uso de Simulação Virtual, a fim de explorar um ambiente digital, sem o custo e risco implícitos no mundo físico. Essa pessoa passa a ser parte desse ambiente, sendo capaz de participar de uma capacitação, manipular objetos ou executar uma série de ações.

Basicamente, a realidade virtual possibilita não somente passar uma informação, mas levar a pessoa vivenciar situações e aprender muito com isso. A maior parte das pessoas aprende melhor quando elas vivenciam e agem como na vida real.

6. Eventos de experiência para aplicar a teoria na prática

Os eventos de experiência permitem que a teoria seja aplicada em práticas divertidas, sem a monotonia do ambiente tradicional corporativo, porém, com muito aprendizado. Essa é uma maneira eficaz de desenvolver o profissional com conhecimentos fora do cotidiano.

É possível um treinamento focado em resultados, em planejamento e no trabalho em equipe cozinhando, por exemplo. A capacitação diferenciada dos eventos de experiência é criativa, pois pensa na abordagem de competências dentro da realidade profissional e pessoal de cada colaborador.

Os treinamentos tradicionais perdem espaço para ideias inovadoras — ninguém quer mais ficar por horas em uma cadeira ouvindo propostas sem poder interagir. Estamos na era da informação, dessa forma, algo que, antigamente, demoraríamos dias de pesquisa para saber, hoje, descobrimos em questão de minutos.

A inovação já foi vista como complexa e cara por muitos empresários, um pensamento que, como vimos, mudou de acordo com que os avanços tecnológicos tomavam espaço na mentalidade corporativa.

Treinamento
Crédito: Divulgação

Para tornar um negócio competitivo no mercado atual, a experimentação aliada às tecnologias está reinventando o modo de pensar os programas de treinamento de funcionários na empresa. Daí a importância de promover treinamentos em espaços que ofereçam diferenciais e novas experiências.

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