Endomarketing

A imagem de uma empresa não é definida apenas por seus produtos, serviços ou pela opinião dos seus consumidores. O endomarketing é muito importante.

A satisfação dos funcionários também contribui com uma significante parcela do sucesso de uma companhia.

Neste cenário, o endomarketing tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações. Afinal, toda empresa deseja crescer e ter seus públicos externos e internos satisfeitos.

Mas muitos gestores ainda não dão a devida importância às ações de marketing interno, ou não compreendem claramente os reais benefícios destas práticas.

Continue lendo este artigo e obtenha argumentos suficientes para se convencer (ou convencer o seu chefe) a investir em endomarketing.

Em suma, o que é Endomarketing?

Endomarketing é um “conjunto de ações” que tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho tornando-o mais agradável, produtivo e eficiente. Morfologicamente, o termo endomarketing é composto pelo prefixo “endo”, que diz respeito a algo “interno” enquanto marketing… bom, esse dispensa apresentações.

Aqui, incluímos também diversos valores que contribuem diretamente com os objetivos do endomarketing, como:

  • Salários em dia;
  • Remunerações compatíveis com o mercado;
  • Carga de trabalho adequadas à função;
  • Perspectivas de crescimento profissional;
  • Ambiente de trabalho saudável;

Com estes valores fundamentais alinhados, entram em cena os Eventos Corporativos.

Os eventos corporativos para o público interno podem ter diversos objetivos e, portanto, se diversificam em suas modalidades, como: Treinamentos, Workshops, Convenções, Palestras, Dinâmicas, Team Buildings ou até mesmo Happy Hours.

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Crédito: Divulgação

Mas afinal, qual é a importância de se investir em Endomarketing?

Há inúmeros benefícios que justificam o investimento. Selecionamos 7 motivos para investir no seu público interno. Confira:

1 – Melhora do Clima Organizacional

Possibilita a melhora do clima organizacional, uma vez que a empresa tem a chance de estreitar relacionamento tanto entre as pessoas de um mesmo setor, quanto de departamentos diferentes.

2 – Valorização de Talentos

Quando o talento compreende o negócio da empresa em que atua, sua visão sobre a importância do seu papel na equipe torna-se mais claro. Um talento consciente sobre a seu valor na companhia tem mais segurança de explorar o seu potencial criativo e de apresentar inovações e soluções.

3 – Sinergia com o negócio

Outro benefício do endomarketing é que o funcionário adquire a visão do cliente externo. E quando isso ocorre, a compreensão do colaborador sobre o negócio torna-se mais significativa. As chances de identificar melhorias para os processos e os produtos também aumentam.

4 – Retenção de Colaboradores

O endomarketing pode ser considerado uma das ferramentas mais eficazes na redução do turnover, visto que o profissional se sentirá como um integrante fundamental da equipe, valorizado e engajado com as causas da empresa.

5 – Equipe Motivada

Uma pesquisa realizada pela Right Management Consultoria, com mais de 30 mil pessoas de 15 países, concluiu que pessoas motivadas são 50% mais produtivas. Ainda de acordo com o estudo, o salario não é o único fator decisivo para a satisfação profissional. Gratificações sociais, simbólicas e não materiais também são capazes de influenciar a produtividade.

6 – Melhora a fluidez da comunicação interna

A comunicação interna, muitas vezes tendo o seu conceito equivocadamente interpretado como um sinônimo de endomarketing, é apenas uma ferramenta complementar ao conjunto de ações como um todo.

Para que as mensagens de endomarketing sejam transmitidas, é comum a implementação de novos canais de diálogo, como: TV corporativa, aplicativos mobile e redes sociais, facilitando, em consequência, a comunicação interpessoal.

7 – Ajuda na atração de novos talentos para empresa

Encontrar e contratar novos talentos é um grande desafio para o RH das empresas, afinal, infelizmente o Brasil tem certo deficit de mão de obra qualificada. Segundo relatório do ManpowerGroup, nosso país está entre os cinco piores para contratar talentos.

Além destes pontos que citamos, um bom endomarketing transforma os atuais trabalhadores em promotores da companhia, falando bem da marca para seus amigos e familiares.

Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne começaram a produzir computadores em miniatura e assim surgiu a Apple no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, no Vale do Silício que existia na Califórnia. O primeiro computador colocado no mercado foi o Apple I, feito por Wozniack.