Promover uma convenção de franqueados é uma excelente ideia para estimular a performance da rede. De fato, esse tipo de evento tem o poder de valorizar os participantes e alinhar as estratégias de trabalho no longo prazo.
O grande segredo para aproveitar ao máximo essa experiência é criar uma relação de confiança entre todos os envolvidos. Para isso, é importante organizar tudo conforme o perfil da marca.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post e confira as vantagens que uma convenção proporciona ao seu negócio!
Valorizar os franqueados
O relacionamento entre o franqueador e seus franqueados deve ser conduzido estrategicamente para despertar a sensação de valorização, que é indispensável no crescimento de uma marca.
Uma boa sugestão, nesse caso, é oferecer premiações que estimulem o alcance dos resultados de acordo com o perfil dos gestores. Dessa maneira, as convenções se tornam ainda mais interessantes por conta da possibilidade de fazer com que todos vistam a camisa e trabalhem em busca de credibilidade.
Adquirir novos conhecimentos
Dentro de um mercado que vive em constante mudança, não importa qual seja sua área de atuação: você sempre precisa se manter atualizado para tomar melhores decisões. Em função disso, adquirir novos conhecimentos funciona como um ponto de apoio.
Ao elaborar a programação da convenção de franqueados, estimule a conversa entre os participantes e apresente conteúdo agregador, que transforma a experiência. Veja algumas atividades que podem incrementar a convenção:
- mesa de discussão;
- palestras de lideranças consideradas referências;
- jogos que estimulem a interação;
- oficinas de criação;
- workshops segmentados.
Considere que uma convenção de final de ano, por exemplo, costuma durar três dias e tem foco em traçar objetivos para o futuro conforme os resultados analisados anteriormente. Sendo assim, a programação deve ter uma combinação de balanço e mensagens motivacionais.
Estreitar a relação
Um franqueado bem-sucedido precisa de um suporte adequado. Afinal de contas, encarar os desafios de gerenciar seu próprio negócio não é tarefa fácil, e todas as decisões precisam ser alinhadas conforme um modelo de referência.
No caso de uma franquia, a empresa matriz representa esse exemplo. Pensando nisso, a posição em que a liderança se coloca faz muita diferença. Apesar de parecer óbvio à primeira vista, muitos empresários acabam fechando as portas da comunicação quando abrem uma franquia por falta de tempo.
Logo, tenha em mente que manter um espírito de união se apresenta como a melhor estratégia na busca por um planejamento eficiente, que visa mostrar o conceito de qualidade da marca ao oferecer suporte adequado em todos os setores.
Planejar e definir objetivos
Ter um plano de atuação ajuda muito na hora de colocar os resultados na ponta do lápis e compreender o que realmente funcionou no andamento do trabalho. Dessa maneira, quando chegar o momento da convenção anual de franqueadores, será muito mais simples elaborar uma nova estratégia na busca por crescimento no mercado.
Em uma situação como essa, o fator motivacional conta muitos pontos e os organizadores precisam saber explorar a conversa na medida certa. O diferencial está em incentivar um trabalho focado em melhorar cada vez mais a fidelização dos clientes, com a intenção de ganhar um atendimento alinhado ao padrão de qualidade.
Agora você já conhece a importância da convenção de franqueados para potencializar os resultados da sua marca. Lembre-se que o evento deve ser planejado com bastante antecedência, como forma de garantir uma experiência impactante aos participantes e alinhar os objetivos em uma estratégia de união.
Gostou das informações deste artigo? Então veja também como encantar os convidados em eventos empresariais!