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Um dos objetivos do marketing é criar uma marca capaz de encantar o cliente. Esse encantamento é o primeiro passo para fazer com que um dia ele se torne um embaixador — um cliente fidelizado e apaixonado. Esse conceito também pode ser trabalhado em eventos empresariais.

Para organizar eventos de sucesso, é preciso surpreender os convidados. Por isso, neste post falaremos sobre como adicionar um elemento surpresa à experiência, a fim de que a imagem da empresa seja percebida de maneira especial pelas pessoas.

Quer saber mais sobre essa técnica que ajuda a concretizar a imagem da marca? Continue a leitura deste post!

Surpreenda em eventos empresariais

Quando você supera a expectativa das pessoas, cria uma oportunidade: se o cliente está positivamente surpreso, está mais propenso a formar laços afetivos com determinada marca, o que aumenta as chances de negócios. Isso é essencial para avançar etapas durante a jornada de compra.

Por isso, o marketing de experiência é um método muito interessante para criar e fortalecer vínculos com parceiros comerciais e clientes. Assim, o marketing de experiência e o de relacionamento caminham lado a lado.

Para utilizar estratégias relacionadas a essa modalidade, o primeiro passo é conhecer profundamente o seu público. O que ele anseia? Quais são as necessidades dele? O que falta no mercado? Afinal, existem surpresas boas e ruins. Por isso, é importante que os eventos estratégicos tenham tom e tema adequados para o público-alvo.

Da mesma forma, é preciso organizar essa experiência única dentro de um orçamento apropriado, tendo cuidado em todos os pontos — especialmente com o buffet e a música, pois esses são elementos centrais para o sucesso de qualquer evento. Uma música muito alta incomoda as pessoas, assim como um buffet desorganizado.

Você deve estar se perguntando “certo, mas quais ações podem encantar os meus clientes?”. Não se preocupe, pois é exatamente sobre isso que falamos abaixo!

Ofereça brindes

Todo mundo gosta de brindes, não é mesmo? Logo, distribuí-los é uma forma de dar um pequeno presente aos seus clientes, que certamente apreciarão o gesto. Um caderno estilo moleskine ou uma garrafa de água: por menor que seja o gesto, um brinde nunca passa em vão — ele fica marcado como uma gentileza, uma delicadeza, algo que ajuda a fortalecer todo o relacionamento.

Um brinde útil pode ser preservado por um bom tempo. A pessoa vai olhar ou usar o item e lembrar da sua empresa, da experiência vivida (caso tenha sido enriquecedora), estando mais propensa a fazer contato. Se você deseja ser lembrado, os brindes são uma ótima forma de firmar a sua presença no mercado.

Passe tempo com os convidados

Quando os convidados entram no lobby de um evento, já esperam que você não passe muito tempo com eles. Portanto, pegue-os de surpresa e tenha mais tempo para conversar. Ouça o que as pessoas têm a dizer, demonstre que sabe quem são elas e qual empresa elas representam.

É um pouco chato quando alguém não se lembra do nosso nome, principalmente quando já encontramos a pessoa algumas vezes. Por isso, esforce-se para lembrar dos seus contatos. Esse tipo de gesto é extremamente relevante para fortalecer o relacionamento e gerar novos negócios.

Antecipe as necessidades dos seus clientes

Antecipar as necessidades dos seus clientes é outra maneira interessante de encantá-los e surpreendê-los. Se você está realizando um evento ao ar livre, por exemplo, é provável que haja insetos no local. Uma forma de prevenir incômodos, nesse caso, é oferecer amostras de repelentes para insetos. Dessa forma, a empresa demonstra que tem total controle da situação e que pensa no bem-estar dos convidados o tempo todo.

Ofereça atrações interessantes

Quando se trata de pensar em eventos interessantes e chamativos, existem opções para todos os objetivos e estilos da empresa. Você pode oferecer uma palestra, show de stand-up, workshops, música ao vivo, degustações etc. O mais importante é identificar o que você quer promover com o evento. Faça a si mesmo as seguintes perguntas.

  • Qual é a finalidade da experiência que quero promover?
  • Como desejo que minha empresa seja lembrada?
  • Quero promover algo inesquecível ou criar um ambiente favorável para o vínculo entre as pessoas?
  • Desejo inovar ou promover algo mais tradicional?
  • O evento contará apenas com parceiros ou com a presença de clientes também?
  • Será um evento único ou quero repetir a experiência com regularidade?

Se você quer inovar, um show é exemplo de atração ideal. Se quer algo mais voltado para interações mais aprofundadas, workshops e experiências gourmet são mais indicados.

Capriche na ambientação

A escolha do local é primordial para que um evento tenha sucesso. Você se lembra de alguma experiência negativa devido ao espaço do evento ser ruim? Por exemplo: apertado, sujo, com péssimo atendimento ou má iluminação? Por isso, o ambiente deve ser escolhido com cautela e planejamento. Não tenha pressa e procure o que for melhor dentro do seu orçamento.

Reflita se o lugar é de fácil acesso para evitar desencontros e ausências por preguiça — devido ao local ser muito longe, por exemplo. O ambiente é seguro? O espaço vai abrigar a todos de maneira confortável? A limpeza e a organização do local são impecáveis? Existe uma equipe preparada por trás da gestão?

Disponibilize serviços exclusivos

Quanto mais organizado e atrativo for o seu evento, mais chances você terá de marcar positivamente a memória dos participantes. Isso reflete em mais disposição para que eles voltem a entrar em contato com você.

Se for possível, por que não oferecer serviços exclusivos? Isso demonstra que você e sua empresa se importam com as pessoas, muito além das oportunidades de negócio. Isso pode ser feito por meio da oferta de descontos, transporte, serviço de manobrista, entre outros.

Ofereça o inesperado

Você já ouviu falar em Gourmet Experience? Trata-se de uma experiência em que os participantes podem analisar competências que ajudem a vida profissional. É um momento desafiador, com direito a simulações e dinâmicas enriquecedoras.

Essa é outra forma de encantar os convidados, mantendo-os entretidos e engajados de maneiras que certamente não esperavam. Então, em vez de oferecer apenas um jantar, você pode disponibilizar uma experiência gastronômica. Existem ainda outras opções interessantes, como oferecer uma experiência sensorial ou a chance de testar programas de realidade virtual.

O cliente vai se lembrar da situação inusitada e possivelmente compartilhar a vivência com amigos e colegas. Portanto, seja inovador! Faça com que seus convidados se sintam apreciados e ofereça a eles algo além do esperado!

Todos os eventos empresariais têm como objetivo gerar resultados (atrair clientes, fortalecer parcerias, divulgar a marca etc). Utilize as técnicas acima e você verá uma repercussão positiva para a sua empresa ou negócio.

Quer se aprofundar mais sobre como manter o relacionamento com o seu cliente? Então confira 5 cases de marketing de relacionamento para se inspirar. Boa leitura!

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