Um dos maiores desafios do setor de RH das empresas é lidar com os diversos tipos de liderança. Afinal, cada uma tem suas peculiaridades, que refletem na equipe e em todo o trabalho desenvolvido. Por isso, é tão importante manejar com sucesso essa relação.

O que é um líder? Muita gente acha que se trata de um cargo, mas não é bem assim. A liderança é uma característica nata de pessoas criativas e que conseguem usar a sua experiência para “pensar fora da caixa”.

O que acontece é que as organizações aproveitam essa aptidão como um diferencial na hora de escolher um posto de mais destaque. Você já sabe quais são os tipos de liderança e como trabalhar com elas? Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

1. Líder democrático

É aquele que dá voz a todos da equipe. O líder democrático consulta os profissionais que participam das tomadas de decisões, independentemente do tipo de situação. 

O ponto positivo é o engajamento natural das pessoas, por se sentirem importantes dentro do time. Essa liderança funciona muito bem em grupos que têm nível mais alto de maturidade.

2. Líder autocrático

Ao contrário do anterior, a postura desse líder é autoritária e as tomadas de decisões são feitas por ele, com base no seu julgamento e na sua experiência. Os colaboradores não têm muita abertura com ele para dar ideias ou sugestões, o que pode desmotivá-los.

As vantagens desse tipo de liderança são as decisões rápidas e o bom resultado da equipe sobre pressão. Esse líder é muito útil em situações que demandam mais controle nos processos.

3. Líder motivador

Esse tipo de líder é capaz de extrair o melhor de cada membro da equipe, inclusive qualidades que estavam escondidas. Por conta do apelo emocional, ele motiva os liderados a se unirem nos objetivos e propósitos do time, apenas com suas palavras e atitudes. 

Em tempos de crise e de desânimo entre os colaboradores, essa liderança pode ser fundamental.

4. Líder carismático

Com carisma, essa liderança se constrói atraindo a fidelidade do seu time. Os membros se sentem inspirados e motivados com a figura do seu líder, já que ele é muito bem-visto por todos. Dessa maneira, ele exerce grande influência nos liderados, fazendo com que sigam os seus propósitos. 

Essa liderança é bem-vinda em equipes de colaboradores novos e que precisam de engajamento.

5. Líder liberal

O líder liberal dá mais autonomia para os seus liderados. Ele entende que pode deixar a equipe mais à vontade, sem pressão, como numa espécie de autogestão. Para que isso dê certo, é necessário que os membros tenham maturidade elevada, mais responsabilidade e mais experiência.

Independentemente de quais sejam os tipos de liderança que você tenha que lidar no dia a dia, é importante conhecê-los para desenvolver e capacitar os líderes. Assim, é possível manter um bom clima organizacional e melhor desempenho entre os colaboradores.

Por falar em capacitação, você já sabe como treinar os líderes da sua empresa? Então aproveite que está por aqui e leia o nosso artigo que fala sobre 4 treinamentos para líderes que você precisa aplicar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *