Todo mundo sabe que um bom trabalho em equipe é muito importante em qualquer empresa. A soma de aptidões e a troca de experiências enriquecem o projeto, gerando um resultado ainda melhor.

No entanto, desenvolver um time nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso ter “jogo de cintura” para resolver os conflitos — que sempre surgem — e intermediar as relações. Por isso, é interessante aprender mais sobre como trabalhar em equipe e extrair o melhor dela. 

Continue a leitura deste post e confira as 5 dicas que listamos sobre o assunto!

1. Opte por uma comunicação transparente

A dificuldade na comunicação pode gerar grandes problemas. Uma equipe que não consegue se comunicar corretamente com o seu líder se sente abandonada e desmotivada.

Portanto, mantenha-se aberto ao contato e tente ouvir o seu time sempre que possível. Essa é uma forma de aumentar o engajamento e de fazer com que boas ideias possam chegar até você.

2. Delegue as funções de cada membro

O trabalho em equipe é como uma engrenagem, que deve estar alinhada para funcionar direito. Cada membro deve ter a sua função bem definida para que tudo funcione corretamente.

Não é porque um time tem o mesmo objetivo que todas as pessoas vão realizar a mesma tarefa, concorda? Se isso acontece, as chances de “bater cabeça” e não sair do lugar são enormes. Então, antes de mais nada, delegue as atividades de cada profissional.

3. Ofereça feedbacks individuais e para as equipes

O feedback é uma etapa muito importante para o crescimento de uma equipe, tanto no conjunto quanto individualmente. Um time que não sabe se está indo bem ou mal nas suas tarefas fica perdido e pode não ter o resultado esperado. Sendo assim, tire um tempo para elaborar os feedbacks individuais e em grupo, com atenção e sabendo se posicionar.

As críticas construtivas são aquelas que não ofendem, pelo contrário: fazem com que a pessoa tente melhorar cada vez mais. Na hora de elaborar os feedbacks, é importante ressaltar os pontos positivos, de forma que os profissionais saibam o que estão fazendo corretamente e se sintam mais motivados.

4. Administre corretamente os conflitos

Os conflitos são inevitáveis, principalmente em grandes equipes. Embora o propósito seja o mesmo, cada membro tem uma opinião baseada nas suas experiências, e uma pode bater de frente com a outra, gerando um mal-estar no time.

É papel de um líder administrar corretamente esses embates da melhor maneira possível. O primeiro passo é resolver esses problemas na hora, para evitar que a situação aumente de proporção. Ouça cada parte com atenção e proponha as soluções que julgar pertinentes.

5. Incentive a interação entre os profissionais

A boa interação entre os membros de uma equipe é fundamental para o andamento do projeto. No entanto, o dia a dia de uma empresa é tão corrido que, muitas vezes, é complicado criar um bom relacionamento entre os profissionais.

Para facilitar esse processo, que tal apostar em uma ocasião diferenciada, que incentive essa relação? O team building é um evento que reforça o trabalho em equipe e fortalece a comunicação entre os membros.

Ele é feito longe do ambiente de trabalho e oferece um conjunto de atividades para serem realizadas em equipe, como cozinhar. Assim, cada um exerce sua criatividade em outras competências e o time se vê mais próximo, em um clima de descontração.

Como vimos, o trabalho em equipe é importante dentro da empresa, e deve ser incentivado da melhor forma possível. Para isso, o papel do líder é essencial, de forma a nortear o time para, juntos, atingirem bons resultados.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *