A gestão de conflitos nas empresas é um conjunto de ações que visam manter a harmonia entre todos os colaboradores. Em um ambiente de trabalho, é natural haver divergências de opiniões e perspectivas. No entanto, às vezes as diferenças podem se transformar em conflitos, gerando estresse e afetando a produtividade das equipes.

Um bom líder ou gestor precisa treinar a habilidade de gerenciar conflitos. Uma gestão eficiente torna o ambiente corporativo mais saudável, promovendo a satisfação dos funcionários e, como reflexo, a satisfação dos próprios clientes, mas como lidar com os conflitos dentro do trabalho?

Continue a leitura deste post e saiba como gerenciar conflitos na sua empresa.

Por que é importante a gestão de conflitos?

As divergências no ambiente de trabalho podem surgir devido a várias razões: personalidades diferentes, competitividade, valores opostos etc. Seja qual for a causa, saber lidar com diferentes grupos de pessoas é essencial para que uma organização alcance o sucesso. Por isso, os líderes e profissionais de RH precisam criar condições para que cada um possa desenvolver o seu potencial.

Uma boa gestão de conflitos deve esclarecer informações, criar uma atmosfera agradável e saber balancear as necessidades individuais e coletivas. Quer saber quais ações podem ajudar você? Continue a leitura.

Existem estratégias para gerenciar conflitos?

Administrar conflitos no trabalho pode não ser sempre fácil, mas existem passos que ajudam a resolver a maioria deles. Conheça 5 estratégias a seguir.

1. Definir a “personalidade de marca”

Saiba qual é a missão, a linguagem e os valores da organização. Isso deve ser transmitido de forma clara aos colaboradores, pois tais noções vão guiar a conduta de todos. Procure profissionais que compartilhem valores similares aos da empresa para que tudo seja bem alinhado.

2. Conhecer as pessoas

Todo mundo tem um tipo de personalidade. Procure se aproximar dos seus colaboradores, buscando saber sobre as expectativas e os gostos pessoais de cada um. Dessa forma você poderá delegar tarefas mais específicas, além de promover empatia dentro da organização.

3. Fazer reuniões periódicas

Promover encontros regulares é importante para garantir que todos ouçam e sejam ouvidos. Não interrompa explicações e comunique-se de forma bem clara. É o momento de apontar dificuldades e propor soluções. Seja o mais neutro possível e procure entender o ponto de vista de todos os envolvidos.

4. Incentivar a participação de todos

Reflita a possibilidade de promover atividades que envolvam a contribuição de todos, sem exceção. Valorizar o que cada um tem a oferecer significa gerar satisfação e senso de pertencimento.

5. Pesquisar sobre a empresa

Aplique pesquisas e questionários sobre o que cada colaborador pensa sobre a empresa. É uma oportunidade para descobrir quais são os principais problemas enfrentados no dia a dia da organização e solucioná-los de maneira satisfatória.

Quais ações diferenciadas utilizar?

Existem diversos tipos de estratégias e treinamentos para auxiliar no gerenciamento de conflitos. Você já ouviu falar no Gourmet Challenge?

Trata-se de uma experiência que visa identificar e analisar competências básicas, necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional. Nela, os participantes passam por momentos desafiadores, como simulações e dinâmicas, que enriquecem a experiência de vida. É uma oportunidade para treinar superação e o trabalho em equipe.

Imagine que você é um líder de equipe. Você delega determinada atividade para um funcionário, mas não informa com muitos detalhes como ela deve ser. Quando chega o prazo de entrega, percebe que a pessoa produziu algo totalmente diferente do que era esperado. Não há mais tempo para refazer a tarefa. E agora?

Esse tipo de situação é comum e sinaliza um dos principais problemas quando se trata de gestão de conflitos: falha na comunicação. O funcionário não buscou esclarecer suas dúvidas e o líder não transmitiu tudo que era necessário.

Um dos principais pilares da gestão de conflitos é a comunicação clara. Falar a mesma língua é indispensável para que todos compreendam as metas a serem alcançadas. Portanto, procure aprimorar essa habilidade. Você e seus colegas certamente sairão ganhando.

Se você gostou do nosso post sobre gestão de conflitos, vai aproveitar o texto sobre Gourmet Challenge. Conheça mais sobre eventos exclusivos como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *