Um dos grandes desafios de uma empresa é desenvolver estratégias que aumentem a produtividade do negócio. Nesse sentido, investir em atividades relacionadas às dinâmicas de integração dos setores de serviço dentro da empresa é uma boa opção para elevar o rendimento do grupo de colaboradores. Isso porque essa estratégia contribui para melhorar o clima organizacional, interligar os diversos setores, evoluir a comunicação interna, entre outros benefícios.

Por isso, é de grande importância que os gestores saibam como fazer um evento de integração para sua equipe e o momento ideal para realizá-lo. Pensando nisso, preparamos algumas das principais informações sobre o tema. Falaremos sobre o melhor momento para realizar os eventos de integração e como fazê-lo. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Qual a melhor hora para realizar eventos de integração?

A princípio, é necessário estabelecer a estratégia e os objetivos que se pretendem alcançar com a dinâmica de integração. Fatores, como o perfil dos colaboradores, quantidade de setores que participarão e propósitos do evento devem ser considerados. A prática dessa ferramenta pode ajudar a motivar a equipe, devido a alguma dificuldade do setor ou integrar grupos que estão com problemas de relacionamento.

Confira agora alguns momentos estratégicos para a promoção de um evento de integração!

Celebração de resultados

O reconhecimento dos resultados positivos dos colaboradores é muito importante para gerar o sentimento de valorização na equipe. Dessa forma, a realização de eventos de integração, nesse momento, contribui para que os funcionários se sintam parte da empresa, além de reforçar os benefícios do trabalho em grupo.

Treinamentos

Outro momento-chave para realizar eventos de integração é em programações de treinamentos da equipe. Por desenvolver as habilidades profissionais e aumentar a performance do grupo, deve ser realizada periodicamente. Pois, com isso, consegue-se evoluir o rendimento das tarefas prestadas e o engajamento de todos os funcionários.

Datas comemorativas

As datas comemorativas da empresa, como aniversários e dia do trabalhador, são bons momentos para investir em dinâmicas de integração. Nessa hora, o principal objetivo é valorizar os colaboradores e reconhecer a sua importância para o sucesso da empresa. Com isso, é possível motivar os funcionários e desenvolver a colaboração mútua entre a equipe.

Como fazer um evento de integração?

Primeiramente, é necessário compreender as preferências dos colaboradores, pois fazer a análise do perfil dos funcionários ajudará no planejamento da programação e do tema a ser trabalhado. Caso o evento reúna pessoas de diferentes setores, é importante desenvolver assuntos que conectem as equipes, buscando gerar uma maior integração.

Além do mais, é válido definir o tipo e o objetivo da dinâmica, pois, por mais que os eventos possam proporcionar diversão, devem agregar valores construtivos para a equipe e a empresa. Eles podem ser maior engajamento dos colaboradores para uma determinada tarefa ou o aperfeiçoamento das habilidades de networking nas áreas de marketing e vendas, por exemplo. Dessa forma, é interessante elaborar dinâmicas inovadoras que possam, de fato, potencializar a integração dos setores de serviços.

O team building é um bom exemplo, pois essa ferramenta desenvolve práticas em equipe por meio de atividades lúdicas e interativas, garantindo maior envolvimento do grupo com os temas propostos. Ademais, escolher o local ideal para o evento é fundamental, pois o ambiente condizente com o tema tratado melhora a qualidade da dinâmica de integração.

Portanto, essas foram as dicas de como promover dinâmicas de integração para os funcionários. Nesse sentido, percebe-se que essa ferramenta é de grande importância para o desenvolvimento do grupo de colaboradores e conexão dos setores de serviço da empresa. Dessa forma, com a promoção de eventos interativos é possível aumentar a eficiência e produtividade das atividades da empresa.

Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre o que é team building!