As ações de endomarketing estão diretamente ligadas às relações pessoais dentro de uma empresa, visando a proximidade, ou seja, elas incentivam um contato mais humano em que é necessário conhecer profundamente as pessoas.

A criatividade é uma forte aliada na hora de inovar, porque as estratégias do marketing interno buscam engajar o indivíduo e mantê-lo comprometido com os objetivos da organização, aumentando as vendas e a produtividade.

Das principais ações de endomarketing, selecionamos algumas mais focadas no administrativo, como a integração do RH e Marketing, treinamentos e capacitação profissional e outras ligadas às sensações do funcionário, como o investimento em experiências inovadoras, o estímulo à união e a criação de meios de comunicação internos inovadores.

Continue a leitura e descubra 9 ações inovadoras para começar a aplicar em sua empresa o mais rápido possível.

1. Integar os setores de RH e Marketing

Mesmo quando falamos de inovação, o foco do endomarketing é motivar o colaborador para que ele se sinta parte integrante do negócio. Contudo, é preciso acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também a criação de novas estratégias voltadas para a comunicação interna.

As ações de endomarketing não podem (e não devem) ficar sob responsabilidade apenas do RH ou do time de marketing, a aliança entre os setores é essencial para que tudo funcione como planejado.

Dessa forma, o RH identifica as necessidades de cada colaborador e pensa em pontos de melhoria para o clima organizacional. Enquanto isso, o Marketing direciona as ações, pensando em estratégias para melhorar a comunicação interna.

2. Treinar e capacitar de maneira inovadora

Depois de ter tudo muito bem alinhado, chegou o momento de pensar em ações que valorizem e motivem o colaborador a melhorar suas habilidades. Para isso, é necessário mapear as possibilidades buscando ações mais interativas e relacionadas à experiência.

Uma metodologia de treinamento corporativo baseada na experiência é o Gourmet Challenge. Essa ação é ideal para incentivar as interações próximas e a gestão de sua equipe, já que a base dessa vivência está no autodesenvolvimento, de modo prático e lúdico.

3. Estimular as relações interpessoais

Como você pôde perceber, as estratégias vão se intercalando e ideias inovadoras surgem quando você pensa de maneira criativa. O mais importante é fazer com que a pessoa se sinta parte da empresa.

Seja para fazer atividades de descontração, seja para um evento corporativo, pensar na qualidade de vida do seu colaborador é oferecer para ele ações com as quais se identifique.

Foi assim que fez a equipe de RH da CA Technologies na Dinâmica Gourmet, que aprendeu sobre trabalho em grupo, liderança e integração ao mesmo tempo em que teve momentos divertidos, com o acompanhamento de chefs no preparo das receitas da noite.

4. Criar uma rede social interna

Se estamos falando de inovação, não podemos deixar a tecnologia de lado, certo? E ela não vai ficar! A rede social interna vem dando bons resultados em grandes empresas, aparecendo como o melhor canal para investir na transparência com sua equipe.

Pode ser um grupo de Whatsapp ou um aplicativo personalizado, a comunicação horizontal é muito importante em tempos em que as pessoas valorizam a proximidade e a singularidade do contato.

Não se esqueça que esse é não é só um espaço para reconhecimento, mas também para a troca de ideias e informações importantes para o bom andamento de seu negócio.

5. Investir em experiências inovadoras

Um evento corporativo precisa ser mais que um encontro que poderia acontecer normalmente na sala de reuniões da empresa. É preciso valorizar a individualidade ao mesmo tempo em que se motiva o trabalho em grupo.

Um exemplo nesse quesito é a experiência gastronômica vivida pela equipe da Page Group, rede global presente em 30 países nos cinco continentes. Eles fizeram uma dinâmica de integração prazerosa e descontraída com fabricação de pizzas, inclusive, na qual todo mundo colocou a mão na massa, literalmente.

6. Criar eventos de reconhecimento dos funcionários

Reconhecer os esforços dos colaboradores e criar eventos que demonstrem essa preocupação é uma forma de realizar um endomarketing criativo na empresa. Sendo assim, além de usar os métodos mais tradicionais (como o famoso “funcionário do mês”), vale a pena apostar em ações mais inovadoras.

Um bom exemplo de como isso pode ser feito é por meio de um evento realizado de forma periódica. Isso vai muito além de uma simples festividade e pode ser considerado um investimento para o negócio, visto que tornará os colaboradores mais engajados em alcançar os resultados esperados e fazer parte desse reconhecimento.

7. Promover ações de team building

Em tradução literal, o termo team building pode ser definido como “construção de equipe”. Trata-se de uma estratégia utilizada pelas empresas a fim de promover o espírito de equipe dentro do ambiente de trabalho. O resultado dessa estratégia, quando bem implementada, é a melhora no desempenho e na produtividade.

As aplicações e abordagens podem ser feitas de diferentes formas, de acordo com a necessidade e a disponibilidade de se realizar as atividades, que têm características como:

  • são lúdicas e descontraídas;
  • promovem desafios;
  • são realizadas em um espaço diferente (como o ar livre);
  • têm o objetivo de promover a união, sintonia e cumplicidade entre os envolvidos.

A ideia é ir além de promover uma ação motivacional e despertar, de fato, o espírito de equipe e de colaboração entre as pessoas.

8. Apostar na inovação na hora de divulgar o plano de carreira

É natural que um profissional entre em uma empresa e tenha o objetivo de crescer e se desenvolver na organização. É aí que entra o plano de carreira, que trata justamente das oportunidades de crescimento que podem ser geradas.

Ao oferecê-lo, a ideia é conseguir um aumento na produtividade, visto que os colaboradores se tornam mais motivados a trabalhar e alcançar os objetivos para que sejam levados a um outro patamar.

O diferencial aqui está na forma como esse plano é divulgado. É possível sair da comunicação tradicional e buscar formas inovadoras de levar a conhecimento dos funcionários. Já pensou em usar vídeos, elaborar revistas ou uma espécie de mini-guia ilustrado mostrando o passo a passo para alcançar a promoção?

9. Adotar um plano de comunicação interna

A comunicação interna é uma das principais ações de endomarketing que uma empresa pode adotar. Ela também tem um grande poder de transformar o cenário, melhorando o clima organizacional e a satisfação dos colaboradores em relação à organização.

Deixar de implementar um bom plano de comunicação causa boatos e confusões desnecessárias, uma vez que, se a empresa não é transparente com seus funcionários, abre margem para especulações que podem tomar uma proporção grande e com consequências negativas, como a perda de confiança.

Nesse sentido, para evitar esse tipo de situação, vale a pena investir em canais — como o e-mail, quadro de avisos e revistas — para compartilhar tudo o que é importante e as novidades que acontecem dentro da empresa.

Enfim, planejar ações de endomarketing constantemente é benéfico para todas as partes. Você tem em mãos ferramentas de reconhecimento dos esforços individuais e ideias para garantir a integração dos colaboradores, alinhando os interesses da empresa com os valores pessoais e coletivos no objetivo de alcançar melhores resultados.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para saber mais sobre como fazer a integração de funcionários recém contratados agora mesmo!