Vamos supor que você tenha formação sólida, experiências relevantes e fluência em vários idiomas. Ainda assim, você sente que falta algo, e essa sensação fica ainda mais forte quando surge uma nova oportunidade de negócio. Você já esteve nessa situação? Então, saiba como praticar networking empresarial estrategicamente.
Isto é, hoje, apenas currículo e competências técnicas não garantem sucesso, o que costuma ficar ainda mais nítido em eventos corporativos. Nessas horas, você percebe que as melhores oportunidades profissionais podem surgir em uma conversa durante o coffee break, por exemplo.
Em outras palavras, essas interações, embora pareçam simples, podem abrir portas para parcerias, convites para projetos ou uma nova posição de liderança. Não por acaso, 80 % dos profissionais consideram o networking vital para o progresso na carreira, segundo o LinkedIn.
Gostou de saber? Neste post, vamos mostrar como construir relações profissionais qualificadas. Continue a leitura!
- O que é networking empresarial?
- Por que trabalhar o networking empresarial?
- 5 melhores dicas para fazer networking empresarial
O que é networking empresarial?
Networking empresarial é a prática de criar e manter uma rede de relacionamentos profissionais que conectam sua empresa a outras pessoas, marcas e organizações. Essa rede gera trocas de informações, conhecimentos, recursos e oportunidades de negócio.
Por exemplo, participar de eventos corporativos, simpósios, encontros de negócios ou ações de relacionamento ajuda a ampliar seus contatos de forma qualificada. Isso porque, executivos, investidores, fornecedores e talentos do mercado são mais acessíveis quando você está em ambientes de troca e colaboração.
Ou seja, networking empresarial se relaciona com o conceito de capital social do sociólogo Pierre Bourdieu. Segundo ele, capital social é o conjunto de recursos ou potenciais obtidos por meio de uma rede durável de relações. Portanto, quem tem boas conexões, tem vantagem competitiva.
Por que trabalhar o networking empresarial?
Entenda os benefícios por trás do networking empresarial.
Gera conexões com potencial
O networking empresarial cria vínculos com pessoas de diferentes áreas e segmentos. Dessa forma você acessa novas perspectivas, informações e ideias. Assim, cada conversa pode ser a ponte para uma parceria, uma solução ou uma oportunidade de crescimento.
Inclusive, foi ao trocar ideias em encontros que Jack Dorsey, fundador da Block, e o rapper e empreendedor Jay-Z firmaram uma parceria. Essa encontrou resultou na aquisição da plataforma de streaming de música TIDAL pela Block, em um investimento de quase US$ 300 milhões.
Amplia a visibilidade da sua marca pessoal ou institucional
Ao participar ativamente de eventos – seja como ouvinte, palestrante ou debatedor – você posiciona sua imagem como referência naquele setor.
Por exemplo, o Almoço de Negócios pode fortalecer o networking empresarial e ampliar a sua visibilidade ao ocorrer em um ambiente elegante e exclusivo. Além disso, esse evento reúne profissionais, líderes e potenciais clientes para promover conversas e troca de insights.
Ajuda a atrair clientes, fornecedores e oportunidades
O networking de qualidade vantajoso deve gerar valor mútuo. Dessa maneira, ele pode:
- atrair novos clientes ou parceiros de negócio;
- aproximar fornecedores mais alinhados aos seus objetivos;
- gerar trocas que influenciam sua tomada de decisão.
Estimula o aprendizado e a inovação contínua
Conversar com profissionais de diferentes trajetórias traz insights que você talvez não encontrasse sozinho. Isso vale especialmente em ambientes como simpósios corporativos, por exemplo, onde o conhecimento circula com mais profundidade.
Nessas ocasiões, palestrantes compartilham experiências, resultados de pesquisa ou cases de sucesso. Assim, o público, formado por profissionais interessados, tem a chance de fazer perguntas e participar de debates.
Constrói relacionamentos duradouros
O networking eficaz exige trocas genuínas, escuta ativa e continuidade, o que começa com uma boa conversa e se consolida com confiança e presença constante.
Por exemplo, em um evento de Gourmet Experience, os convidados vivenciam uma experiência sensorial e interativa em torno da gastronomia, que naturalmente favorece conversas mais espontâneas.
Além disso, quando há continuidade, como um follow-up após o evento ou um novo convite para um próximo encontro, esse laço se fortalece. E, com o tempo, transforma-se em uma rede sólida de apoio, parceria e indicação.
5 melhores dicas para fazer networking empresarial
Separamos 5 dicas úteis no processo de networking profissional. Confira a seguir as ações que você pode adotar.
1. Estar presente nas redes sociais
As plataformas digitais permitem que você vá além do contato presencial em eventos corporativos e estende relacionamentos. Desse modo, você posiciona sua marca pessoal ou institucional com mais força e consistência. Veja como aproveitar esse potencial em cada rede social.
É a principal vitrine para o networking corporativo. Vale participar de discussões relevantes, compartilhar aprendizados adquiridos em eventos e publicar conteúdos próprios para reforçar sua autoridade no setor.
Por exemplo, após um workshop, destaque os principais aprendizados e marque os participantes envolvidos. Esse é um modo de gerar engajamento e mostrar seu protagonismo na área.
Instagram e Facebook
Mesmo sendo redes mais informais, elas também são ótimos canais para mostrar os bastidores dos eventos que você organiza ou participa. Um story durante um almoço de negócios, por exemplo, humaniza sua atuação e aumenta a identificação com o público.
X (antigo Twitter)
Ideal para quem gosta de interagir com agilidade. Você pode usar a rede para comentar painéis, compartilhar frases de impacto ditas por especialistas e acompanhar tendências em tempo real.
2. Trabalhar o marketing pessoal
Para que o networking seja eficaz, não basta apenas fazer contatos: é fundamental que esses contatos queiram manter a conexão com você. E é aí que entra o marketing pessoal. Isto é, profissionais que transmitem confiança, autoridade e clareza de propósito tendem a atrair mais oportunidades.
Quer uma sugestão? Participou de um evento corporativo ou liderou um projeto de destaque? Comunique em seus canais, sempre com foco em valor gerado para mostrar competência e posicionar você como referência.
Além disso, cuide da linguagem verbal e não verbal em eventos. A maneira como você se apresenta e interage influencia na percepção que os outros têm sobre você e, consequentemente, sobre sua empresa.
3. Retomar o contato com colegas antigos
Sabe aqueles colegas de faculdade, de cursos ou de empresas pelas quais você já passou? Retomar o contato com essas pessoas pode ajudar a ativar conexões para a sua carreira e para os negócios da empresa onde você atua.
Essas relações, que já carregam um histórico de convivência, são importantes para:
- compartilhar novidades do mercado e atualizações profissionais;
- abrir portas para indicações, parcerias ou novos projetos;
- manter sua marca pessoal viva na memória de pessoas que já confiam em você.
4. Atualizar-se sobre o segmento
O mercado corporativo está em constante movimento. Novas tecnologias, mudanças de comportamento e tendências globais exigem atualização contínua, tanto dos profissionais quanto das empresas. Logo, quem deseja se manter relevante, não pode ficar parado.
Estar atualizado permite que você:
- antecipe demandas do mercado e tome decisões melhores;
- ofereça soluções mais alinhadas aos desafios atuais dos clientes;
- fortaleça sua autoridade e a da empresa que representa.
Além de cursos, pós-graduações e MBAs – excelentes para formação de networking e trocas profundas –, eventos corporativos são relevantes para você se atualizar sobre o segmento.
Inclusive, os professores e palestrantes desses eventos são grandes fontes de informação e oportunidades. Logo, manter o contato com eles é uma maneira de você se manter atualizado e bem posicionado no mercado.
5. Promover eventos
Se existe um ambiente naturalmente propício ao networking, esse ambiente é o dos eventos corporativos. Quando bem planejados, eles conectam pessoas, ampliam horizontes e fortalecem relações comerciais.
Mas não basta organizar qualquer evento. A experiência precisa ser envolvente. Para isso:
Conheça o perfil do seu público
Quais são os interesses, desafios e expectativas dos convidados? Ter essas informações em mente ajuda a definir o melhor formato e as ações de relacionamento mais eficazes.
Escolha um formato que favoreça a interação
Palestras, workshops, simpósios, experiências gastronômicas e almoços executivos servem como pontos de contato. Todos podem ser adaptados para momentos de troca, engajamento e geração de valor mútuo.
Invista na ambientação e na hospitalidade
Um espaço elegante, com boa acústica, iluminação agradável e apoio técnico profissional, faz toda a diferença em como os participantes interagem e percebem sua marca.
Pratique networking empresarial em eventos corporativos no Experience Lounge
Como visto, o networking empresarial gera inúmeras vantagens para a carreira. Então, ao colocar as nossas dicas em prática, você consegue construir relacionamentos profissionais duradouros e de ótima qualidade.
Para as empresas, o resultado de investir em networking empresarial também se reflete em equipes mais motivadas e produtivas.
E se você pensa em realizar um evento corporativo com foco em networking, o Experience Lounge é o espaço ideal. Com ambientes elegantes, versáteis e totalmente equipados, nossa estrutura foi pensada para promover conexões e experiências de alto impacto. Fale com nossa equipe!