{"id":5689,"date":"2019-10-29T09:28:12","date_gmt":"2019-10-29T12:28:12","guid":{"rendered":"https:\/\/experiencelounge.com.br\/blog\/roi-roo-ou-ror-qual-desses-indicadores-de-performance-analisar-em-eventos"},"modified":"2021-08-17T13:29:33","modified_gmt":"2021-08-17T16:29:33","slug":"roi-roo-ou-ror-qual-desses-indicadores-de-performance-analisar-em-eventos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/experiencelounge.com.br\/cases\/roi-roo-ou-ror-qual-desses-indicadores-de-performance-analisar-em-eventos","title":{"rendered":"ROI, ROO ou ROR: qual desses indicadores de performance analisar em eventos?"},"content":{"rendered":"
Existem ferramentas pr\u00f3prias para medir o valor de um evento, o retorno desse investimento e ajudar a determinar se foi um sucesso ou um fracasso. Com esses conceitos, ganha-se experi\u00eancia e aprende-se a tomar melhores decis\u00f5es em eventos futuros.<\/p>\n
Neste post voc\u00eas entender\u00e3o qual a fun\u00e7\u00e3o das ferramentas\u00a0ROI, ROO e ROR<\/strong><\/a>\u00a0e aprender\u00e3o a escolher o melhor indicador de performance para mensurar seus resultados. Confira!<\/p>\n O uso de indicadores de desempenho \u00e9 comum e at\u00e9 mesmo obrigat\u00f3rio na gest\u00e3o empresarial. Por meio dos KPIs<\/a> (Key Performance Indicators,\u00a0<\/em>na sigla em ingl\u00eas<\/em>), \u00e9 poss\u00edvel controlar se os objetivos de uma a\u00e7\u00e3o foram alcan\u00e7ados de forma satisfat\u00f3ria.<\/p>\n Para isso, indicadores como\u00a0ROI<\/a>\u00a0e ROR precisam ser implementados\u00a0ainda no planejamento de um evento<\/strong>, de forma que a organiza\u00e7\u00e3o os acompanhe em todas as etapas do processo.<\/p>\n Entenda abaixo os principais motivos para adotar KPIs no desenvolvimento de eventos corporativos.<\/p>\n A avalia\u00e7\u00e3o da pr\u00f3pria equipe de eventos da empresa certamente se reflete nos indicadores de performance. Afinal, a partir dessas m\u00e9tricas \u00e9 poss\u00edvel perceber se as estrat\u00e9gias adotadas para a a\u00e7\u00e3o promovida\u00a0deram o resultado esperado<\/strong>.<\/p>\n Quando os n\u00fameros s\u00e3o positivos, os profissionais sabem que est\u00e3o no caminho certo e podem replicar a iniciativa em outro momento. Quando o desempenho n\u00e3o \u00e9 satisfat\u00f3rio, a equipe consegue avaliar por meio de cada \u00edndice em quais aspectos falhou e como melhorar sua atua\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Os dados gerados pelos indicadores de performance s\u00e3o\u00a0valiosos para negocia\u00e7\u00f5es e demonstra\u00e7\u00f5es da efic\u00e1cia\u00a0<\/strong>e alcance dos eventos. Por meio deles, \u00e9 poss\u00edvel mostrar ao executivo o potencial da realiza\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es de integra\u00e7\u00e3o e relacionamento para impulsionar os neg\u00f3cios.<\/p>\n Da mesma maneira, as m\u00e9tricas sobre os eventos realizados pela empresa podem mostrar aos investidores como esse \u00e9 um instrumento que pode dar resultados palp\u00e1veis para o fechamento de novas parcerias.<\/p>\n Para que KPIs<\/a> como ROI, ROO e ROR sejam estabelecidos, \u00e9 fundamental\u00a0ter antes um prop\u00f3sito bem definido<\/strong>\u00a0para o evento. Isso faz com que a equipe estabele\u00e7a um planejamento muito mais s\u00f3lido e com metas claras.<\/p>\n O resultado desse plano bem estruturado, junto com os dados origin\u00e1rios de eventos passados, garante que as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas posteriormente sejam muito mais eficazes.<\/p>\n Adotar indicadores de performance traz \u00e0 gest\u00e3o de\u00a0eventos corporativos<\/a>\u00a0uma vis\u00e3o panor\u00e2mica sobre todos os aspectos envolvidos na iniciativa e sobre as\u00a0alternativas para otimizar\u00a0<\/strong>cada um deles.<\/p>\n Para que os resultados de um evento sejam avaliados de forma realmente efetiva, \u00e9 fundamental conhecer e utilizar os indicadores de performance corretos. Do contr\u00e1rio, a organiza\u00e7\u00e3o pode ficar sujeita \u00e0s\u00a0\u201cm\u00e9tricas de vaidade\u201d<\/strong>, que s\u00e3o \u00edndices superficiais, incapazes de demonstrar os lucros relevantes para a empresa.<\/p>\n As siglas ROI, ROR e ROO s\u00e3o representativas dos 3 principais KPIs para eventos. Voc\u00eas v\u00e3o entender melhor cada uma delas abaixo.<\/p>\n O\u00a0ROI\u00a0(em ingl\u00eas,\u00a0return on investment<\/em>)\u00a0<\/strong>afere os resultados financeiros de um evento. \u00c9 uma medi\u00e7\u00e3o quantitativa, ou seja, um c\u00e1lculo matem\u00e1tico que expressa em porcentagem os\u00a0resultados. Pode-se, genericamente, utilizar uma f\u00f3rmula para obter os n\u00fameros: (arrecada\u00e7\u00e3o total \u2013 investimento) \/ investimento x 100.<\/p>\n Quanto maior for o n\u00famero resultante desta f\u00f3rmula, melhor est\u00e1 sendo o retorno financeiro do evento. Um resultado positivo atrai\u00a0investidores<\/a>\u00a0porque significa ganho, enquanto valores negativos devem preocupar os organizadores do evento, j\u00e1 que demonstram preju\u00edzo.<\/p>\n Diferente do ROI, o\u00a0ROO (em ingl\u00eas,\u00a0<\/strong>return on objectives<\/strong><\/em>)<\/strong>\u00a0\u00e9 uma an\u00e1lise qualitativa dos resultados do evento. Ele determina se os objetivos definidos ainda na fase de\u00a0planejamento do evento<\/a>\u00a0foram atingidos de maneira satisfat\u00f3ria.<\/p>\n Para tanto, \u00e9 preciso que estejam claras as metas que deviam ser alcan\u00e7adas com o evento. Uma forma de medir o ROO \u00e9 por meio de pesquisas de opini\u00e3o direcionadas a todos os envolvidos ap\u00f3s o evento. Esse \u00e9 o indicador recomendado caso se queira avaliar\u00a0algo<\/strong>\u00a0que \u00e9\u00a0intang\u00edvel<\/strong>, e n\u00e3o financeiro.<\/p>\n Uma das maneiras de analisar os dados do ROO \u00e9 criar metas percentuais para os objetivos. Por exemplo, que, ap\u00f3s o evento, pelo menos 70% dos participantes classifiquem a experi\u00eancia como satisfat\u00f3ria ou que no m\u00ednimo 50% tenham percebido desenvolvimento em uma\u00a0compet\u00eancia socioemocional<\/a>.<\/p>\n O\u00a0ROR (em ingl\u00eas, r<\/strong>eturn on relationships<\/strong><\/em>)\u00a0<\/strong>\u00e9 a mensura\u00e7\u00e3o do sucesso de um evento por meio da cria\u00e7\u00e3o de relacionamentos valiosos. Quanto melhor for esse \u00edndice, maior a probabilidade de os relacionamentos desenvolvidos no evento gerarem resultados futuros.<\/p>\n Entre esses resultados, podemos citar a lealdade \u00e0 marca, o engajamento dos colaboradores com a empresa, recomenda\u00e7\u00f5es e compartilhamento de informa\u00e7\u00f5es positivas em redes sociais.<\/p>\n Se bem aplicado, o ROR pode trazer visitantes e\u00a0clientes em potencial<\/a>\u00a0para uma empresa ou uma marca de forma org\u00e2nica \u2014 sem necessidade de alternativas de marketing pago. Embora n\u00e3o traga retorno financeiro imediatamente, pode\u00a0garantir uma valoriza\u00e7\u00e3o no futuro\u00a0<\/strong>se a estrat\u00e9gia do evento foi acertada.<\/p>\n Mensurar o ROR \u00e9 bastante desafiador, por\u00e9m esse KPI \u00e9 muito interessante para eventos corporativos. A an\u00e1lise pode ser feita observando engajamento em redes sociais, aumento no n\u00famero de seguidores, melhora da reputa\u00e7\u00e3o da empresa em sites de avalia\u00e7\u00e3o e aumento de\u00a0clientes origin\u00e1rios por recomenda\u00e7\u00e3o<\/a>.<\/p>\n Essa observa\u00e7\u00e3o \u00e9 realizada a longo prazo<\/strong>, considerando o impacto da organiza\u00e7\u00e3o em seu p\u00fablico-alvo e na sociedade como um todo.<\/p>\n Quando se quer apurar o retorno financeiro do evento, ou seja, se os lucros foram superiores aos custos e se o or\u00e7amento foi respeitado, o melhor indicador \u00e9 o ROI.<\/p>\n Por\u00e9m, caso a inten\u00e7\u00e3o seja\u00a0determinar se o evento atingiu objetivos espec\u00edficos que foram definidos durante o processo de planejamento, n\u00e3o sendo ligados \u00e0 \u00e1rea financeira, o indicador precisa ser o ROO.<\/p>\n Quando o objetivo for medir o alcance do evento nos meios de comunica\u00e7\u00e3o e sua repercuss\u00e3o positiva, principalmente por meio das intera\u00e7\u00f5es nas redes sociais, o melhor indicador \u00e9 o ROR.<\/p>\n Percebeu a import\u00e2ncia de investir na an\u00e1lise dos resultados por meio de indicadores de performance, como o ROI, o ROO e o ROR? Al\u00e9m disso,\u00a0envolver toda a sua equipe desde o planejamento at\u00e9 a aferi\u00e7\u00e3o dos\u00a0resultados \u00e9 fundamental<\/strong>\u00a0para obter os melhores efeitos, que geram as melhores decis\u00f5es para eventos futuros.<\/p>\n Gostou do texto e quer\u00a0ter acesso a outros conte\u00fados<\/strong>\u00a0como este? Ent\u00e3o n\u00e3o deixe de assinar nossa\u00a0newsletter<\/em>!<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Durante todo o processo que envolve a realiza\u00e7\u00e3o de um evento, \u00e9 fundamental utilizar\u00a0indicadores de performance\u00a0para medir resultados e tomar decis\u00f5es mais eficazes para o neg\u00f3cio. 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Melhorar a performance da equipe de eventos<\/h3>\n
Entregar valor ao p\u00fablico<\/h3>\n
Desenvolver a\u00e7\u00f5es mais efetivas<\/h3>\n
Quais s\u00e3o os principais KPIs de eventos?<\/h2>\n
ROI<\/a><\/h3>\n
ROO<\/a><\/h3>\n
ROR<\/a><\/h3>\n
Quando usar cada indicador de performance?<\/h2>\n