Quer elevar o desempenho da sua empresa e ficar à frente da concorrência? Saiba que a pesquisa de mercado serve como um grande aliado nessa tarefa. Isso porque, mediante a coleta de dados, é possível verificar a qualidade dos seus serviços, identificar novas oportunidades e analisar o posicionamento da sua marca.

Dessa forma, permite compreender quais os pontos precisam ser melhorados e, assim, criar estratégias mais eficazes. No entanto, apesar de entender a importância desse recurso, muitas empresas apresentam dúvidas na hora de escolher a melhor forma de aplicar a pesquisa de mercado.

Nesse sentido, preparamos este artigo explicando as principais diferenças entre a pesquisa de mercado online e presencial. Quer saber quais são? Então, acompanhe a leitura.

Pesquisa de mercado online

Se você busca por agilidade e preços acessíveis, a pesquisa de mercado online é a melhor opção. Isso porque, além da facilidade, esse é o método mais simples e eficaz para conseguir informações. Confira abaixo as vantagens desse recurso.

Públicos específicos

Por meio de uma plataforma online é possível selecionar o público que será destinado a pesquisa. Sendo assim, esse recurso é indicado para quem precisa obter informações específicas sobre um determinado produto, região, faixa etária etc.

Preços acessíveis

Engana-se quem pensa que uma pesquisa de mercado online exige muitos recursos. Pelo contrário, esse modelo tem a função de popularizar essa prática, o que possibilita a coleta de dados com preços bem acessíveis e, em algumas plataformas, isso pode ser feito até de forma gratuita, sem prejudicar a qualidade das informações.

Agilidade no processo

A pesquisa online é um recurso que além de fornecer um processo mais rápido, permite que você mesmo elabore a pesquisa usando apenas um computador. Logo, essa alternativa oferece mais comodidade e agilidade tanto para quem o fez quanto para o entrevistado.

Processamento dos dados automatizado

A praticidade é a principal característica da pesquisa de mercado online. Por isso, a organização dos dados é feita de maneira automatizada. Logo, os retornos ficam disponíveis na tela de resultados do usuário de maneira que ele possa acompanhar em tempo real.

Outra vantagem é a possibilidade de filtrar as respostas de acordo com o gênero, faixa etária e região. Essa comodidade facilita a visualização dos dados e, sobretudo garante uma análise mais precisa.

Pesquisa de mercado presencial

A pesquisa de mercado presencial é indicada em momentos em que o contato humano é essencial, pois permite que o entrevistador se aproxime mais do entrevistado. Diante disso, é possível observar o comportamento do participante conforme ele passa pelo processo de entrevista.

Nesse sentido, a pesquisa de mercado pode ser feita por meio de um evento exclusivo, que além de proporcionar uma experiência única, ainda permite maior interação entre os participantes, garantindo resultados mais eficientes.

Portanto, as pesquisas de mercado tanto online quanto presenciais são ferramentas que podem fazer a diferença no desenvolvimento do seu negócio. No entanto, para alcançar os resultados esperados é preciso escolher os questionamentos certos que farão parte do seu estudo.

Afinal, além de facilitar no momento da análise, essas informações servirão como base para o processo decisório e para a criação de estratégias que elevarão o desempenho da sua empresa.

Então, já sabe qual pesquisa de mercado escolher? Antes de fazer a sua escolha, sugerimos que conheça os principais tipos de eventos corporativos para você se inspirar.