Saiba como fazer o planejamento estratégico do seu evento

planejamento estratégico

A premissa de que toda instituição deve considerar o evento corporativo como uma forma de investimento é incontestável. Sendo assim, ele precisa contribuir para a geração de receita por meio de um objetivo bem alinhado com metas de organização. Essas são as bases para que se mantenha o foco nos resultados que um planejamento estratégico de eventos deve trazer.

É por meio dele que públicos importantes são engajados, as conexões se fortalecem e relacionamentos são gerados. São por essas e outras razões que planejar bem o evento da sua empresa tem tanta importância. Dessa forma, ela alcançará o prestígio mais rapidamente. Veja a seguir como fazê-lo.

Defina o objetivo

O tema, a infraestrutura e os serviços necessários para a execução do evento só serão definidos depois do objetivo. É ele que vai determinar o estilo de decoração, a identidade visual e até o tipo de comunicação que será usada na divulgação.

O tipo de público também será selecionado a partir dele. Reúna informações para conhecer profundamente as pessoas e entender quais as necessidades da audiência que comparecerá ao seu evento. Assim, você terá a garantia de uma produção bem-sucedida e que ultrapassará as expectativas, gerando uma experiência única.

Elabore um orçamento

Um outro ponto que é essencial para o planejamento estratégico é estipular um orçamento geral. É um método bastante efetivo para a organização do evento da sua empresa, que permitirá determinar suas dimensões.

A noção de quanto custará cada item necessário será mantida por meio de uma planilha financeira muito bem alinhada. Com isso, gastos desnecessários e possíveis prejuízos que podem prejudicar a boa repercussão do evento serão evitados.

Faça as estratégias de marketing

Após definir o objetivo e determinar o público do evento, parta para o próximo passo: a divulgação. Estabeleça como as pessoas confirmarão presença, qual o tipo e formato de convite e quais serão os canais de divulgação. Para mobilizar sua audiência, monte um cronograma para que todas essas ações sejam desenvolvidas em tempo hábil.

Para garantir quórum no evento, é fundamental que o público se mantenha envolvido desde o primeiro momento. Lançar ações como promoções e sorteios, publicar pequenos vídeos a respeito do evento e compartilhar os preparativos e bastidores por meio de transmissões ao vivo são excelentes estratégias de engajamento.

Monte um calendário com as datas limites

Divida todo o processo de organização do evento em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Depois, inclua o que será realizado em cada uma dessas fases. Isso permitirá que as ações sejam destrinchadas de maneira mais ordenada. A fim de acompanhar o andamento desses passos, separe colunas de “semanas de execução” e “responsável da tarefa” em cada um deles. Com isso, o risco de esquecer alguma coisa será eliminado, além de permitir uma visão ampla das ações.

Os organizadores só têm a ganhar com o planejamento estratégico de eventos. Um cronograma estratégico bem pautado pode ser o método definitivo que faltava para elevar a popularidade da sua empresa. Impulsionar o networking, ganhar tempo por planejar tudo antecipadamente e melhores condições de negócios são só alguns dos benefícios.

Agora que você já sabe como organizar um plano estratégico para o seu evento, deixe um comentário neste post contando a sua experiência!

Despedida do vocalista Guilherme de Sá, da banda Rosa de Saron

Em uma noite muito especial, repleta de amigos e bons momentos, o Experience Lounge teve a honra de realizar um....

A Stefanini promoveu uma Pizzada Mão na Massa para 150 convidados com o Experience Lounge

O Grupo Stefanini possui uma trajetória de 35 anos atuando em diversas áreas, abrangendo um amplo ecossistema de soluções tecnológicas....

Experiências de Relacionamento Virtual

Não fique longe do seu cliente. Promova experiências únicas e de alta qualidade.

Eventos Corporativos

3 Passos Para Transformar Um Evento Corporativo Em Uma Experiência de Sucesso

Vamos criar uma

experiência incrível juntos?

Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar seu evento em uma experiência única!

Contato

contato@experiencelounge.com.br

(11) 94081-0055

Rua. Antônio Comparato, 130 Campo Belo - São Paulo, SP 04605-030

08:00 - 19:00