As ações de melhoria contínua são fundamentais na criação de eventos memoráveis. Os feedbacks sinalizam informações importantes para planejar eventos que criam relacionamento e engajamento entre os participantes.

Mediante as pesquisas de satisfação, você consegue perceber se o resultado esperado pelos membros foi alcançado. Assim, é mais fácil mensurar os dados e criar ações para surpreender os integrantes na próxima edição. 

Por isso, continue a leitura para descobrir os principais benefícios em se realizar uma pesquisa de satisfação de evento, além de conferir um passo a passo para fazer uma análise de excelência.

Avaliar os pontos fortes e de melhoria

Captar a voz dos participantes no evento é o primeiro passo para proporcionar uma experiência única e exclusiva. Logo, permite que você veja o evento pela percepção do integrante.

Por isso, entender os erros e acertos ajuda a identificar a performance de toda a equipe, além de analisar se vale a pena manter os fornecedores e parceiros nos próximos eventos.

Verificar se o objetivo esperado foi alcançado

Por meio de indicadores importantes, você descobre se atingiu o resultado esperado para a realização do evento. Com isso, fica mais fácil medir resultados que norteiam suas tomadas de decisão para a próxima edição. 

No entanto, no que se refere aos participantes, o maior diferencial é conduzir o evento a além das expectativas criadas. Ações que cativam, encantam e sensibilizam conseguem conectar as pessoas e criar experiências únicas e impactantes.

Colher ideias para eventos futuros

Os feedbacks negativos são oportunidades para criar ações que surpreendam os participantes no próximo evento. Além disso, você identifica detalhes que podem ter passado despercebidos e, até mesmo, obtém insights importantes para aplicar na próxima edição. 

Assim, peça sugestão e prepare um relatório com todos os resultados apontados na pesquisa de modo a visualizar as ideias e os pontos de melhoria no momento que for realizar seu próximo evento.

Conhecer o passo a passo para realizar uma pesquisa satisfatória

etapa pós-evento é crucial para colher resultados relevantes. Por isso, acompanhe esse passo a passo sempre que for realizar uma pesquisa de satisfação de evento.

Defina o formato da pesquisa

Um formulário com poucas perguntas impede uma boa quantidade de respostas. Em contrapartida, quando há muitas, os participantes desistem logo nas primeiras perguntas.

Assim, uma sugestão é utilizar gatilhos que ajudam a otimizar o processo, tais como:

  • entre um a cinco estrelas — acelera o andamento das respostas;
  • perguntas abertas opcionais — ajuda a colher mais feedbacks;
  • múltipla escolha — chama a atenção para informações sinceras;
  • modelo de indicação — mensura o nível de satisfação e os argumentos.

Proponha perguntas estratégicas

As perguntas devem ser criadas para entender os erros e acertos do evento. Logo, não podem ser direcionadas somente pensando no que o público quer falar.

Por tanto, crie um formulário eficaz, rápido e com as informações necessárias.

Entregue valor ao participante

Nem todos os participantes gostam ou tem tempo de responder as pesquisas. Por isso, oferecer algo de valor em troca da participação ajuda a despertar interesse em responder o mais rápido possível. 

Contudo, entregue algo que realmente seja relevante e faça a diferença.

Defina o momento certo de enviar a pesquisa

Faça pesquisas dinâmicas e crie o questionário com antecedência. Além disso, o formulário deve ser enviado assim que o evento acabar para o participante não se esquecer da experiência.

Pesquisas por e-mail também facilitam a sua vida e a do participante, já que podem ser agendadas, tabuladas online e têm fácil acesso para ambos os lados. 

Realizar uma pesquisa de satisfação de evento adequada é uma etapa que traz diversos benefícios para seu pós-evento. Com ela, é possível entender melhor as características do público e fazer levantamentos de ações corretivas e preventivas para surpreender os participantes nos eventos futuros. 

Percebe como é fundamental colher feedback para realizar um evento memorável? Então, siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn, para ficar sempre por dentro de como criar eventos que entreguem experiências únicas aos participantes.