Não há dúvidas de que conquistar clientes é uma das tarefas mais difíceis, não é? Nesse processo, o grande desafio é mantê-los engajados e interessados na empresa para facilitar novas vendas. Para conseguir isso, é importante investir em marketing de relacionamento.

Essa estratégia tem como objetivo criar conexões fortes e, até mesmo, emocionais com um parceiro comercial para estimular negócios contínuos e promover a empresa. Mas o que ela realmente envolve? Como vocês podem usá-la nos negócios B2B? Temos as respostas aqui.

Então, confiram neste post o que é marketing de relacionamento e como ele pode beneficiar os seus negócios. Vejam também como colocá-lo em prática durante os seus eventos corporativos. Boa leitura!

O que é marketing de relacionamento?

Nenhuma empresa pode sobreviver e crescer se não estiver aumentando constantemente a sua base de clientes, não é? Mas, além de atrair novos clientes, é essencial planejar e implementar estratégias para tentar manter os que já tem.

Como muitos estudos mostram, adquirir um cliente pode custar mais caro que reter um existente. Porém, muitas vezes, colocar isso em prática é ainda mais difícil. A solução para esse desafio é investir em estratégias de marketing de relacionamento.

Mas, afinal, o que é isso? O marketing de relacionamento é um tipo de marketing que se concentra no cultivo de relacionamentos mais profundos e significativos com os clientes para garantir a sua satisfação em longo prazo e lealdade à marca.

Por causa disso, em vez de focar a aquisição de clientes e em vendas, ele prioriza a interação e o engajamento com o cliente, o que resulta no relacionamento de longo prazo e nas vendas recorrentes. O marketing de relacionamento também ajuda a transformá-los em divulgadores da sua marca.

Basicamente, o marketing de relacionamento é desenvolvido para criar conexões fortes com os clientes. Como isso acontece? Por meio do fornecimento de informações adequadas às necessidades dos parceiros comerciais, promovendo a comunicação aberta e oferecendo produtos e serviços de qualidade.

Outra possibilidade é oferecer experiências criativas e diferenciadas, como eventos corporativos, experiências gastronômicas com as empresas e almoços de negócios. Se vocês ainda têm dúvidas sobre quão importante é o marketing de relacionamento, confiram a seguir as vantagens de implementá-lo em suas empresas!

Quais são as vantagens de investir nessa estratégia?

Existem diversas vantagens em adotar uma estratégia de marketing de relacionamento.

Estimula o boca a boca positivo

Os clientes que se sentem valorizados e estão satisfeitos com seus produtos ou serviços tendem a compartilhar as suas experiências. Além disso, eles passam a recomendar os negócios de vocês a outros profissionais sempre que há uma oportunidade.

Como as pessoas são influenciadas por opiniões alheias, é provável que surjam novas vendas a partir da experiência desses clientes. Desse modo, o marketing de relacionamento pode ser usado para aproveitar a necessidade das pessoas de se expressarem para divulgar a empresa de maneira eficiente e sem custo.

Aumenta a retenção de clientes

Uma boa estratégia de marketing de relacionamento também é capaz de fazer com que o cliente já adquirido permaneça na empresa. Afinal, a má experiência do usuário enquanto se relaciona com uma empresa é um dos principais motivos para abandoná-la.

Os benefícios não se limitam a isso, pois esse é apenas o primeiro passo para fidelizar os clientes, o que leva ao aumento das receitas. Também é importante por servir como um indicador de qualidade. Como já mostramos, a retenção é mais barata que a atração.

Possibilita o recebimento constante de feedbacks

Caso não haja um contato mais próximo com os seus clientes, como saber o que está dando errado? Seria atendimento fraco? Desalinhamento entre expectativa e realidade? Saber o que os clientes pensam e como se sentem em relação aos negócios de vocês é essencial para propor melhorias e impedir que eles os abandonem.

O marketing de relacionamento proporciona isso, pois, ao se aproximar deles incentivando uma comunicação aberta e bidirecional, é possível recolher feedbacks sobre o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Isso faz com que vocês demonstrem interesse, aumentando a credibilidade de suas marcas no mercado.

Otimiza o funil de vendas

Apesar de o marketing de relacionamento focar os clientes atuais dos seus negócios, não significa que ele não possa contribuir para a aquisição. Como assim? Ao se aproximar dos seus clientes e conhecê-los melhor, é possível usar as informações sobre eles para elaborar estratégias mais eficientes para conquistar os leads.

Desse modo, o ciclo de vendas é reduzido significativamente e a taxa de conversão melhora, gerando o maior número possível de clientes que podem realmente fechar uma compra. Sem contar que há uma redução de custo nesse processo.

Agora, não restam mais dúvidas de que o marketing de relacionamento é importante para qualquer negócio, não é? Que tal começar a planejar essa estratégia nas empresas de vocês? Vejam algumas dicas!

Como usar os eventos corporativos para implementá-lo nas empresas?

Os eventos corporativos são uma boa oportunidade para construir uma relação mais profunda e significativa com os seus clientes. Então, confiram como utilizá-los para construir o marketing de relacionamento em suas empresas.

Elaborem eventos personalizados

Se vocês querem realmente encantar os seus clientes, precisam oferecer eventos personalizados. Ou seja, criar experiências sob medida com foco nos seus convidados. Por isso, devem conhecê-los bem. Assim, vocês saberão quais formatos de eventos atraem mais a atenção deles.

Alguns exemplos são feiras, palestras, workshops, apresentações e coquetéis. Se vocês tiverem dificuldades para planejar seus eventos corporativos, não se preocupem. Há empresas que fornecem espaços para os seus eventos e ajudam a programar cada detalhe para surpreender os seus convidados.

Ofereçam experiências inovadoras

Seja almoço de negócios, divulgação e lançamento de produtos ou reuniões, sempre apostem em experiências inovadoras para que esses momentos sejam marcantes além de fortalecerem o vínculo com os seus clientes. Por exemplo, a apresentação de novos produtos pode ser feita por meio de workshops.

Já uma reunião pode ser acompanhada de coquetéis e uma feira, finalizada com um happy hour. Até mesmo seus almoços de negócios podem se transformar em experiências gastronômicas inesquecíveis. Não faltam opções para surpreender seus parceiros comerciais.

Pensem no antes e no pós-evento

Procurem manter o relacionamento constante com o público antes do evento. Para isso, divulguem seus eventos regularmente e publiquem conteúdos relacionados a eles para que os consumidores fiquem conectados ao seu negócio. No fim do evento, distribuam um pequeno kit com lembrancinhas.

Apesar de ser uma ideia simples, gerará grandes impactos nas suas estratégias. Afinal, é uma maneira de suas marcas estarem presentes nas mentes dos seus convidados além de lembrá-los das experiências que tiveram com vocês. Não se esqueçam de manter o contato por meio das redes sociais.

Agora que vocês já sabem sobre a importância de construir e manter relacionamentos com os seus parceiros comerciais com o auxílio do marketing de relacionamento e entendem como os eventos corporativos são excelentes aliados, é hora de colocar em prática essas dicas e garantir o sucesso de suas empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para acessar o Guia da gestão de relacionamento com o cliente no mercado B2B.

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