O jantar de negócios deixou de ser apenas uma refeição e se tornou uma estratégia para fortalecer relações corporativas, fechar parcerias e impressionar clientes. Não por acaso, em 2025, a procura por eventos corporativos cresceu 16%, segundo a plataforma DataEventos.
Esse crescimento mostra que cada vez mais gestores, executivos e equipes de marketing entendem o valor de criar experiências presenciais marcantes para gerar resultados nos negócios. Então, você vai ficar de fora?
Preparamos este conteúdo para te ajudar a colocar os planos de um jantar de negócios em prática. Continue a leitura!
- O que é um jantar de negócios?
- Como planejar um jantar de negócios?
- Como conduzir um jantar de negócios?
O que é um jantar de negócios?
Um jantar de negócios é uma refeição planejada com objetivo profissional. Ele serve para criar networking, fortalecer relações com clientes ou parceiros e até fechar acordos em um ambiente mais reservado e sofisticado.
Isso porque, fora do escritório, a atmosfera fica mais leve, o que ajuda nas decisões estratégicas. É como quando William Bonner e a Renata Vasconcellos – apresentadores do jornal televisivo de maior audiência, o Jornal Nacional – estão no ar.
Isto é, o cenário, a iluminação e a roupa que usam transmitem seriedade e profissionalismo. Fora dali, porém, eles podem estar de jeans e camiseta, conversando de forma descontraída.
No jantar de negócios é parecido: ao sair do escritório, o ambiente fica menos rígido, permitindo uma conversa mais leve e próxima. A diferença é que, mesmo com essa descontração, o jantar de negócios mantém um padrão de profissionalismo e cuidado para o sucesso corporativo.
Como planejar um jantar de negócios?
Planejar um jantar de negócios exige atenção a detalhes. Confira as principais etapas para acertar na organização!
Escolha do ambiente ideal
É fundamental que o ambiente seja silencioso e reservado para viabilizar conversas claras e tranquilas, sem interrupções. Até porque, você já tentou conversar com amigos em um restaurante cheio e barulhento?
Agora, imagine passar pela mesma experiência com pessoas que você quer conquistar ou fechar negócios importantes. Tenha em mente que, não importa apenas o que você diz, mas também como diz.
Ou seja, a forma de se comunicar – o tom de voz, a postura, o contato visual – influencia na percepção que os convidados terão sobre você e sua empresa.
Sofisticação e elegância
O design e a decoração do local podem sinalizar profissionalismo e bom gosto, reforçando a imagem da sua empresa diante dos convidados.
Isto é, você escolhe um lugar para jantar que tenha a mesma sintonia com a identidade e os valores da sua empresa, certo? Assim como deve fazer ao selecionar um colaborador que tenha fit cultural com a organização.
Parece difícil encontrar um local que represente tanto o seu negócio? Então, priorize aqueles que organizam eventos corporativos personalizados.
Capacidade e layout flexíveis
É importante que a infraestrutura do evento se adapta para criar o ambiente ideal, seja para um jantar íntimo ou para uma reunião corporativa com muitos participantes.
Por exemplo, o Experience Lounge pode receber desde grupos pequenos e mais reservados até equipes maiores. Para isso, ele ajusta o espaço, a disposição das mesas e a decoração conforme a necessidade do evento.
Conheça o perfil dos convidados
Levante informações sobre dietas especiais, como vegetarianos, veganos ou intolerantes a glúten e lactose para montar um cardápio inclusivo e elegante.
Outro cuidado indicado é entender a origem e o background dos participantes para personalizar detalhes do evento, tornando-o ainda mais acolhedor.
Parece muitas demandas para você lidar com todas essas questões? Não se preocupe! A equipe do Experience Lounge auxilia na coleta e análise dessas informações. Dessa maneira, cada convidado se sente mais valorizado.
Como conduzir um jantar de negócios?
Um jantar de negócios vai muito além da boa comida: a forma como você conduz a conversa e cria conexões faz toda a diferença. Saiba mais!
Inicie a conversa com temas leves e comuns
- Aborde assuntos em comum como notícias recentes do setor, lançamentos da empresa ou temas que interessem a todos;
- Se o local oferecer experiências personalizadas, como um cooking show ao vivo, você já terá assunto para interagir.
Introduza os tópicos de forma gradual durante o jantar
Utilize o ritmo das etapas da refeição para conduzir o diálogo:
- Comece com assuntos mais leves na entrada;
- Avance para temas mais estratégicos durante o prato principal;
- Finalize com comentários descontraídos na sobremesa.
Mantenha a comunicação formal e respeitosa
- Evite polêmicas e assuntos que possam gerar desconforto, como política ou fofocas internas;
- Controle o consumo de bebidas alcoólicas para garantir que o ambiente permaneça profissional;
- Lembre-se que o objetivo é fortalecer relações e criar oportunidades, não gerar conflitos.
Se quiser incluir bebida de forma controlada no jantar, vale optar pela experiência Jazz & Wine. Nessa proposta, um sommelier especializado conduz uma apresentação sobre a origem dos vinhos e a evolução dos seus sabores ao longo do tempo. Enquanto isso, uma seleção cuidadosa de músicas de jazz toca ao fundo.
Faça o seu jantar de negócios no Experiência Lounge
Então, reparou como um jantar de negócios bem-planejado no Experience Lounge é uma oportunidade para fortalecer relacionamentos, impressionar clientes e fechar parcerias? Por esse motivo, cada detalhe, desde a escolha do espaço até a condução das conversas, é pensado para potencializar os resultados da sua empresa.
Quer dizer, sabe aquela experiência que encanta? A gente pode ajudar você a criar isso no seu próximo jantar de negócios. No Experience Lounge, além do espaço elegante, oferecemos momentos únicos, como a nossa experiência Jazz & Wine, que vão impressionar seus convidados e abrir portas.
Quer bater um papo sobre como fazer isso acontecer? Fale com a gente e vamos juntos transformar seu evento!