confira-11-ideias-para-a-premiacao-de-funcionarios

Geralmente, os mais variados tipos de premiação para funcionários são oferecidos pelas empresas como uma maneira de reconhecimento. Essa prática é bem-vista e faz com que todos saiam ganhando: a companhia, promovendo uma equipe mais produtiva e proativa, e os profissionais, se sentindo mais motivados e confortáveis no ambiente de trabalho.

Alguns benefícios são padronizados pela maioria das organizações, como vale-transporte, vale-cultura e vale-alimentação, sendo, até mesmo, obrigatórios em determinados casos. Contudo, outros tipos de vantagens agregam humanidade à companhia, aproximando mais os colaboradores.

No post de hoje, o assunto é exatamente esse. Explicaremos alguns tipos de premiações para funcionários que, se bem aplicadas, fazem a diferença em um negócio. Confira agora!

1. Pequenas festas

Quem não gosta de sentar, relaxar e conversar com os amigos depois de um dia de trabalho? Uma maneira de relacionar experiências pessoais com o cotidiano é oferecer festas de comemorações aos funcionários, que podem inclusive ser temáticas, como uma festa de aniversário.

As comemorações promovem maior interação entre as pessoas, fazendo desaparecer a hierarquia e gerando oportunidades de negócios. Independentemente do motivo da celebração, o mais importante é criar um clima positivo e estimulante.

2. Bonificação em dinheiro

Existem pessoas que acreditam que o reconhecimento se dá apenas quando a conta bancária cresce no fim do mês. Por isso, premiações em dinheiro também são ótimas maneiras de gerar motivação. Podem ser feitas por meio de bônus para os colaboradores que atingirem uma meta específica ou para os destaques do mês, por exemplo.

3. Jantares exclusivos

É bom lembrar que nem tudo é dinheiro! Uma noite em um restaurante de um chef renomado pode ser mais valioso do que você imagina. Nem sempre as pessoas querem gastar seu salário com jantares caros. Por isso, a vontade de participar de um pode acabar guardada em uma “caixinha de desejos”.

Pensando nisso, é possível levar o chef até a empresa e transformar aquela reunião corporativa cansativa em um momento descontraído.

4. Viagens especiais

Algumas empresas programam viagens especiais reunindo os melhores colaboradores em uma determinada época do ano, ou seja, para aqueles que se destacaram e cumpriram metas definidas.

Há ainda a possibilidade de gratificar por meio de um passeio em cidades turísticas ou para fora do país, com direito a um acompanhante de fora da empresa, por exemplo.

5. Curso de idioma ou profissionalizante

Assim como as vontades que ficam na “caixinha de desejos”, os cursos, sejam profissionalizantes, sejam de idiomas, acabam adiados por falta de tempo ou de motivação na evolução pessoal.

Uma premiação em formato de curso agrega valor ao funcionário e, consequentemente, à organização. Portanto, investir no conhecimento e no aperfeiçoamento é uma maneira de apostar em melhorias que retornarão para a própria empresa, além de motivar o crescimento profissional.

6. Ingressos para shows e atividades

Promover bonificações de ingressos para eventos culturais ou shows pode ser um excelente estímulo, uma vez que os valores para tais atrações costumam ser altos. Pode ser um show de stand-up, uma feira geek ou uma peça de teatro. As possibilidades são muitas, mas se for para assistir a um artista famoso ou conhecer uma feira super concorrida, melhor ainda.

7. Dia de folga

Quem não gostaria de receber um dia de folga para relaxar? Boa parte das empresas que utilizam esse tipo de premiação a concedem no dia do aniversário do colaborador. Desta maneira, ele fica livre para festejar o dia da maneira que desejar, sem se preocupar em fazer horas extras para compensar.

8. Participações em eventos

Aliar um tipo de premiação com conhecimento pode ser uma combinação bastante interessante para os colaboradores, que poderão ter acesso a eventos especializados na área de trabalho. Pode ser um evento de tecnologia, workshops, simpósios etc. Se for em outro país, pode até ser concedido um tempo de hospedagem gratuita.

9. Participação nos lucros

A possibilidade de participação nos lucros da empresa ou oferta de ações são algumas das possibilidades de premiação. Trata-se de um pagamento extra, que vai além da remuneração, e variável conforme o lucro conseguido pela companhia em determinado período.

Pode ser um pagamento anual ou semestral. Sua vantagem é eliminar a ideia de competição, já que todos os funcionários recebem o mesmo valor.

10. Prêmios físicos

De acordo com metas ou desafios estipulados pela empresa, os colaboradores podem receber uma série de premiações físicas. A categoria e o valor do prêmio podem variar de acordo com a época do ano e seguir uma escala, o que certamente vai gerar grandes expectativas.

A intenção não é criar um ambiente pesado de disputa, mas uma competição saudável. Os prêmios podem ser coisas simples, começando por uma xícara divertida, um enfeite de mesa ou um livro. Para os fãs de alguma série, camisetas customizadas são interessantes. Aparelhos eletrônicos também são válidos.

11. Novas experiências

Experiências inesquecíveis são, sem dúvida, uma das premiações mais poderosas que existem. Isso porque elas trazem novas perspectivas, agregam valores e expandem horizontes. Conhecer profundamente as pessoas para compreender seus sonhos e objetivos pode trazer ideias inovadoras quando se trata de premiação em formato de experiência individual.

Há quem tenha o sonho de pular de paraquedas, por exemplo. Para aqueles que não gostam nem um pouco de altura, uma opção memorável seria um mergulho em recifes de corais. Porém, as opções não param por aí, são para todos os gostos. A premiação pode ser um passeio de balão, dia de SPA, aula de arco e flecha, viagem a um resort ou uma tarde no parque aquático.

Dentro de uma empresa, algumas estratégias podem ser mais eficientes do que outras. Diante disso, é preciso conhecer bem os colaboradores e identificar o que realmente os motiva. Também esclareça seu objetivo ao premiá-los e trace uma meta como base para atingirem ou superarem, caso queiram ser gratificados.

A premiação de funcionários é um excelente ponto incentivador para que os objetivos corporativos sejam atingidos. Todos querem ser reconhecidos de alguma forma, seja por meio de uma mudança de cargo, aumento salarial, e também pelas premiações. Portanto, não abra mão de demonstrar sua gratidão por meio de bonificações inovadoras e, realmente, motivadoras. Elas fazem a diferença na cultura de uma empresa, tornando-a mais animada, atrativa e aberta.

Gostou das nossas dicas sobre como usar esses tipos de premiações para funcionários como fator motivacional? Então não deixe de conferir também sobre o nosso post sobre como os eventos internos ajudam a melhorar o relacionamento com os funcionários!