Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas consigam identificar o perfil do público-alvo de maneira correta. Ao realizar esse processo, é possível evitar diversos erros de marketing B2B (business to business) e planejar estratégias que façam com que o seu negócio se desenvolva ainda mais.

O planejamento na área de marketing de uma empresa é importante para que toda a execução seja um sucesso e que algumas falhas sejam evitadas. Entre elas, focar as ações B2B apenas na empresa e não nas pessoas, ignorar as estratégias de marketing digital, entre outras.

Neste post, vamos mostrar 5 erros de marketing B2B para você evitar. Confira!

1. Focar as ações B2B apenas na empresa e não nas pessoas

Em fechamentos de negócios, quem decide e assina os contratos não são as empresas, mas sim, pessoas. Elas têm características, emoções e, muitas vezes, até opiniões diferentes de suas corporações. Durante o planejamento das ações B2B, é fundamental estudar e identificar o perfil das empresas e, principalmente, das pessoas que estão ao seu redor.

2. Utilizar uma comunicação inadequada com o público

A comunicação, de uma maneira geral, tem como objetivo auxiliar na ligação entre a empresa e os clientes. Porém, é essencial pesquisar e identificar o perfil do seu público para poder utilizar uma comunicação adequada. Busque entender as necessidades das pessoas e em que etapa do funil de vendas elas estão para que a comunicação seja feita de maneira correta e capaz de destacar seus pontos positivos.

3. Ignorar as estratégias de marketing digital

Com o desenvolvimento das novas tecnologias e a expansão das redes sociais, é fundamental que as empresas estejam presentes em todos os canais de comunicação e invistam em estratégias de marketing digital. Ignorar essas ações pode ser considerado um erro grave no planejamento do marketing B2B pelo fato de o negócio perder uma grande oportunidade de engajamento com o público-alvo.

4. Posicionar a marca no mercado de maneira errada

As empresas precisam se planejar e pensar em estratégias para conseguir um diferencial competitivo. Um dos elementos que garantem isso é um bom posicionamento da marca no mercado. Um erro durante esse processo é capaz de prejudicar todo o planejamento de marketing B2B de sua empresa. Garanta a qualidade da comunicação visual e evite publicações e promoções mal segmentadas.

5. Ignorar a análise dos resultados

A mensuração de resultados é uma das estratégias mais importantes durante o planejamento do marketing B2B. É por meio dessa análise que a empresa consegue identificar os pontos fortes e fracos do próprio negócio e onde estão os principais erros e acertos. Ignorar a análise dos resultados é um erro que pode ser muito prejudicial para os colaboradores e para a empresa.

Durante o planejamento das ações da sua empresa, é importante que o gestor tenha paciência e não espere resultados imediatos das ações B2B. Esse processo é fundamental para o sucesso do negócio, mas se torna uma peça chave, principalmente, em médio e longo prazo.

Porém, a empresa precisa evitar erros de marketing B2B para não se prejudicar no futuro. Não deixe que sua equipe ignore as estratégias de marketing digital, utilize uma comunicação inadequada, posicione a marca de maneira errada, entre outros.

Gostou do conteúdo sobre os erros de marketing B2B que você deve evitar? Então, aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =