Organizar um evento corporativo de sucesso não é só escolher um bom cardápio. É por essa razão que muitas empresas pesquisam o que é catering. Em geral, a intenção da pesquisa é entender como esse serviço pode deixar os encontros corporativos mais marcantes.
Afinal, o catering envolve planejamento estratégico, atenção aos detalhes e a criação de momentos que reforçam a imagem da empresa diante de clientes, parceiros e colaboradores.
Para você ter ideia, no mercado atual, as expectativas estão cada vez mais altas. Por exemplo, 65% das organizações priorizam nutrição em contratos de catering, segundo o Global Growth Insights. Esses números sinalizam que, as empresas buscam experiências completas que transmitam cuidado, inovação e sofisticação.
Ou seja, não pense que oferecer pratos saborosos no evento corporativo é o suficiente. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue conosco e confira os seguintes tópicos:
- O que é catering?
- Catering x buffet: qual a diferença?
- Quais são os tipos de catering?
- Como contratar catering para um evento corporativo?
Aproveite a leitura e se inspire!
O que é catering?
Catering consiste no serviço que cuida de tudo relacionado à alimentação em um evento, de forma prática e profissional. Esse conceito inclui definir o cardápio, preparar os pratos, montar a estrutura no local, servir os convidados e garantir que tudo funcione sem imprevistos, do início ao fim.
Em outras palavras, o catering pode criar experiências gastronômicas alinhadas à identidade da empresa, o que passa sofisticação e cuidado para clientes, parceiros e colaboradores.
Quer um exemplo? Pense no Team Building Gourmet da Adyen, realizado no Experience Lounge. Nesse evento, 60 colaboradores preparam pratos, sob orientação de chefs especializados. Nesse caso, o catering foi decisivo para o sucesso da experiência. Afinal, ele promoveu integração, reforçou o trabalho em equipe e gerou momentos memoráveis.
Catering x buffet: qual a diferença?
Buffet foca apenas na comida pronta para autoatendimento, sem planejamento detalhado ou serviço individualizado, como ocorre no catering. A seguir, detalhamos as diferenças!
Catering
Catering não se limita a servir comida; inclui planejamento do cardápio, logística, montagem do espaço, equipe de serviço e atendimento personalizado. Por esse motivo, esse tipo de serviço é perfeito para eventos que pedem customização, como brunches executivos, coquetéis ou team buildings.
Ou seja, o catering é como uma consultoria de experiências: cada elemento é pensado para impressionar, engajar. E claro, transformar o evento em algo que os participantes lembram e comentam depois. É exatamente isso o que você procura ao organizar um evento corporativo, certo?
Buffet
Enquanto isso, o foco do buffet é na comida: os convidados se servem sozinhos, com uma seleção de pratos já disponível. Logo, ele funciona bem para eventos informais ou com grande número de participantes, mas não cria impacto estratégico, se comparado ao catering.
Afinal, o objetivo principal do buffet é ser funcional, não criar uma experiência completa, que exige planejamento estratégico, personalização do cardápio ou atenção individualizada ao serviço.
Em outras palavras, o buffet é como um showroom de produtos, que exibe seus produtos para clientes, parceiros ou público interessado. Até porque, tudo disponível está ali, mas a experiência depende do convidado.
Quais são os tipos de catering?
Catering se adapta ao objetivo do encontro, ao perfil dos convidados e à experiência que se quer criar. Assim, existem diferentes tipos, que podem ser classificadas de duas maneiras:
- Pelo contexto do evento;
- Pelo formato do serviço de comida.
Entenda!
Pelo contexto do evento
Dependendo do tipo de evento, o catering tem várias classificações.
Corporativo
É o caso de reuniões, lançamentos ou encontros estratégicos, como um brunch focado em fortalecer laços com clientes e branding. Nesse sentido, é fundamental que cada detalhe reflita a imagem da empresa para passar profissionalismo. Lembre-se da máxima: ‘’a primeira impressão é a que fica’’.
Social
Trata-se de festas e comemorações, onde o clima é mais leve e descontraído, como confraternização e campanha de incentivo para comemorar algum resultado. Assim, o catering foca em criar momentos agradáveis, mas sem a formalidade dos eventos corporativos, entende?
Industrial
Eventos em fábricas, obras ou ambientes de produção. A prioridade aqui é logística eficiente, cardápio que funcione no ritmo da operação e praticidade, sem perder qualidade.
Móvel
O catering móvel é quando o evento acontece fora do espaço tradicional, e toda a estrutura (cozinha, utensílios, equipe de serviço) precisa ser levada até o local. É ideal para experiências exclusivas, onde você quer surpreender, mesmo em lugares não convencionais.
Por exemplo, fazendas, praias, escritórios que não têm cozinha, galpões ou até produções externas.
Pelo formato do serviço de comida
O formato do serviço de comida também define o tipe de catering. Entenda!
Buffet
Os convidados se servem sozinhos. É prático e funcional, ótimo para grupos grandes ou eventos mais informais, mas exige menos personalização.
À la carte
Cada prato é preparado na hora, conforme a demanda. Perfeito quando você quer impressionar, como em um almoço de negócios ou jantar VIP, garantindo que cada detalhe do prato combine com a experiência que quer transmitir.
Coquetel
Pequenas porções de comidas, pensado para interação e networking empresarial. Ideal para eventos onde o objetivo é que as pessoas conversem, se conectem e circularem pelo espaço com facilidade.
Serviço à mesa
Uma equipe serve cada prato, oferecendo conforto e sofisticação. É aquele toque premium que faz todo mundo se sentir especial, como em um evento de premiação ou brunch executivo.
Por exemplo, o Team Building Gourmet da Adyen ou da BASF pode ser parcialmente enquadrado como catering com serviço à mesa. Isto é, o foco deles foi mais interativo, já que a proposta foi os participantes prepararem a própria comida. Porém, a refeição final é servida ou apresentada de forma organizada pelo time de catering.
Como contratar catering para um evento corporativo?
Para seu evento corporativo marcar o público, é bom ter um checklist prático em mãos:
- Primeiro, defina o objetivo do encontro e quem vai participar;
- Depois, estime quantos convidados virão e qual formato de serviço combina melhor (coquetel, almoço, jantar sentado, café ou finger food);
- Não se esqueça das restrições alimentares e preferências do grupo e do nível de personalização que deseja (incluindo menu, equipe, decoração e limpeza);
- Finalize com orçamento definido e degustação prévia.
Então, entendeu o que é catering e como esse serviço vai muito além da comida? Ele ajuda a organizar toda a logística e cuidar de cada detalhe para a imagem da sua empresa ser refletida com sofisticação e profissionalismo.
Sendo assim, se você quer que seu próximo evento corporativo seja lembrado não apenas pelo cardápio, mas pela experiência completa, fale com a gente! O time do Experience Lounge está pronto para planejar cada detalhe.