Ter uma excelente formação, experiências relevantes e falar vários idiomas são ótimos diferenciais. Nos tempos atuais, entretanto, isso não é mais o suficiente para garantir o sucesso na vida profissional. Para alcançar esse objetivo, é preciso combinar habilidades e conhecimentos, e ainda manter a prática do networking empresarial.

Ter uma boa rede de contatos é essencial para qualquer pessoa. Independentemente do cargo ou do tipo de trabalho, o networking é extremamente valorizado pelo mercado, pois abre portas para novas oportunidades e estreita relacionamentos.

De que forma ele pode influenciar o seu negócio ou a sua vida profissional? Por que você deve criar uma teia de relações agregadoras de valores? É sobre o que falaremos neste post. Continue a leitura e conheça as vantagens do networking empresarial!

A relevância de trabalhar o networking empresarial

Criar vínculos com pessoas diferentes possibilita conhecer novas perspectivas e ter novas ideias. Cada conversa é uma oportunidade para você expandir a sua rede de contatos. Por isso, não fique esperando pelas oportunidades: faça acontecer! Nesse sentido, os eventos corporativos são como um investimento.

Um bom networking não significa necessariamente quantidade, mas qualidade. Não adianta distribuir cartões de visita ou adicionar 5 mil pessoas nas redes sociais aleatoriamente! É preciso que você crie alguma conexão relevante com elas. Você pode trazer informações relevantes às conversas?

Buscar novos contatos significa uma multiplicidade de possibilidades: atrair clientes, conhecer novos fornecedores ou obter informações estratégicas que podem impactar a sua visão de negócio. Sendo assim, o networking é um encontro de pessoas que podem oferecer qualidades, visões, experiências e serviços.

Se você quer mais motivos para trabalhar seu networking, continue a leitura do próximo tópico.

As vantagens de fortalecer a sua rede de contatos

Quais são os benefícios de um networking bem construído? Para as empresas, o networking empresarial é igualmente benéfico. Com ele, os profissionais descobrem novas parcerias e oportunidades de negócio, fortalecem a imagem e aumentam o seu poder de influência.

Profissionais de todas os campos passam a ter como vantagem:

  • rede de contatos útil para diversas situações, inclusive para a vida pessoal;

  • troca de experiências relevantes;

  • mais chances de ascensão profissional;

  • mais exposição no mercado;

  • ajuda de profissionais para aprimorar competências.

Sabendo que alimentar a sua rede de contatos é uma ação valiosa, pode surgir a dúvida de como fazer isso acontecer. Você sabia que os eventos são momentos ideais para promover o networking?

Os eventos exclusivos para expandir relações

Os eventos personalizados geram oportunidades de negócio quando a experiência é agradável e acolhedora. Existem várias maneiras de promover interação com troca de conhecimento: palestras, treinamentos, workshops, experiências gastronômicas, aniversários, encontros de negócios e tantas outras.

De qualquer forma, todos os tipos de evento são capazes de aproximar as pessoas, independentemente de profissão ou cargo. São novas chances de você criar relações e aprofundar as conexões já existentes. Se você deseja realizar esse tipo de encontro para a sua empresa, busque experiências diferenciadas. Conheça as pessoas antes de tudo e reúna todos em um ambiente agradável.

Vimos que o networking empresarial gera inúmeras vantagens para a carreira. Colocando em prática ações como as citadas aqui, você vai ser capaz de construir relacionamentos profissionais duradouros e de ótima qualidade. Para as empresas, o resultado será equipes mais motivadas e produtivas.

Se você gostou do nosso post sobre networking, vai aproveitar ainda mais o e-book sobre eventos corporativos. Não perca a oportunidade e baixe agora mesmo o material!