Realizar confraternizações, palestras e outros tipos de eventos empresariais é uma ótima maneira de melhorar a relação com funcionários e clientes. Sair um pouco da rotina do mundo corporativo por meio de encontros e treinamentos dinâmicos pode fazer com que você e as equipes da sua empresa aumentem a produtividade.

Cada evento tem características, objetivos e abordagens diferentes. Caso queira promover uma capacitação profissional ou momentos de descontração aos funcionários, o modo de organização será diferente, por exemplo. É fundamental entender as necessidades da sua empresa e organizar o que trará os resultados desejados.

Neste post, vamos apresentar cinco tipos de eventos corporativos para promover na sua empresa. Confira!

1. Congresso

Promover o enriquecimento científico ou cultural dos participantes é um dos objetivos principais dos congressos. Geralmente, esse tipo de evento é realizado durante um determinado período de tempo. Grande parte dos congressos ocorre durante alguns dias seguidos ou até uma semana.

Podem incluir simpósios, debates, mesas redondas e palestras que envolvem a participação de associações, universidades e entidades. Os congressos podem ser de âmbito regional, nacional ou internacional. Neste último caso, há a participação de integrantes de outros países nos painéis e atividades do evento.

2. Palestra

As palestras contam com a participação de especialistas que abordam e expressam o seu ponto de vista sobre determinado assunto. Elas podem fornecer informações mais instrutivas, comportamentais ou motivacionais. Esse tipo de evento normalmente dura algumas horas.

O local para a organização de uma palestra precisa ser adequado para acomodar todos os convidados sentados e ter uma boa acústica. É muito importante que o discurso do palestrante esteja alinhado com o da empresa para que possa agregar ainda mais conhecimento aos funcionários e demais participantes.

3. Workshop

Workshops são semelhantes a cursos. Em geral, têm o tempo de duração de algumas horas, mas os participantes interagem intensamente. A maioria começa com a apresentação de um conteúdo e parte para uma discussão. Em seguida, os grupos trabalham na prática e fazem uma conclusão sobre os projetos elaborados.

Esses eventos são muito interativos, pois enquanto os colaboradores aprendem, eles também aplicam o conhecimento na prática. É essencial que o conteúdo seja dinâmico e incentive a participação ativa das suas equipes. Alguns workshops também oferecem certificados para os participantes, atraindo ainda mais a atenção.

4. Coquetel

A finalidade desse tipo de evento é estreitar laços entre a empresa e os seus fornecedores, clientes, parceiros ou patrocinadores. Coquetel é uma pequena celebração social onde os participantes estabelecem diversos contatos durante a sua realização e estimulam o fortalecimento do networking.

5. Confraternização

A confraternização tem o propósito de fortalecer a integração entre os participantes. É um dos tipos de eventos empresariais mais realizados no mundo corporativo, pois afasta os funcionários do ambiente de trabalho para que possam se divertir e se conhecer melhor de maneira informal.

Grande parte das empresas organiza confraternizações no fim do ano. É uma ótima maneira de fortalecer a conexão entre as equipes da empresa. Essas reuniões devem ser realizadas em locais mais descontraídos e contar com atividades de integração e recreativas.

Percebeu como os diferentes tipos de eventos empresariais possuem suas próprias características e objetivos? É fundamental entender as necessidades da sua empresa para organizar o evento que aumentará a produtividade dos funcionários e auxiliar no desenvolvimento dos seus negócios. Além disso, é muito importante coletar o feedback dos participantes para verificar os pontos fortes e fracos das ações.

E aí, curtiu o nosso post? Então, continue a visita em nosso blog. Leia, agora mesmo, o artigo “Afinal, por que contratar uma empresa de eventos corporativos?” e se torne um especialista no assunto.