A captação de recursos para empresas é uma das importantes missões do setor de marketing de uma organização. Lançar um novo produto, iniciar um novo projeto ou organizar um evento são ações que precisam de investimento. Por isso, é necessário que esses profissionais direcionem as estratégias para atrair a atenção dos investidores.

No entanto, a conquista não pode ser atribuída apenas a esse setor. Como a empresa depende desse capital para se manter e poder dar sequência aos seus projetos, deve ter um conjunto de atitudes para facilitar esse processo. Conheça agora 4 delas!

1. Conquiste investidores

A captação de recursos para empresas é quase um jogo de conquistas, em que o sucesso dessa empreitada depende dos investidores. Por investidores você pode entender qualquer pessoa que tenha poder de investimento, desde aqueles que se dedicam a esse trabalho até um familiar.

O importante é agir de forma profissional, apresentando a empresa e o projeto com firmeza e de forma detalhada. Quem topa investir em um negócio precisa de segurança para isso, portanto, não tenha vergonha ou medo de construir bons argumentos.

2. Faça um empréstimo

Os empréstimos são a forma mais tradicional de captação de recursos. Para pequenas e médias empresas, as instituições bancárias podem apresentar uma atraente taxa de juros.

Assim como os investidores, os bancos também devem ser conquistados com um bom plano de negócios. A vantagem é que, ao conquistar um valor em financiamento, a sua empresa acaba ganhando uma certa credibilidade para que um investidor possa complementar esse montante.

3. Procure um patrocinador ou um apoiador

É importante ter em mente que patrocínio e apoio são duas coisas distintas. Enquanto um patrocinador adquire uma cota do seu projeto, o apoiador contribui facilitando sua execução sem aplicar recursos financeiros de forma direta. Ele pode, por exemplo, garantir a hospedagem da equipe de marketing nas viagens de apresentação do produto que está em desenvolvimento.

Em ambos os casos, a empresa deve valorizar e praticar o networking, que nada mais é do que a capacidade do negócio de estabelecer contatos. A promoção de eventos corporativos é uma excelente maneira de fazer isso.

Experimente organizar um coffee break de apresentação e convidar os seus fornecedores para uma conversa agradável, expondo os planos relacionados ao seu projeto. Você pode se surpreender com o apoio recebido!

4. Conte com o capital de risco

A solução se enquadra no perfil de pequenas e médias empresas, e diz respeito aos indivíduos que costumam fazer investimentos de risco.

Tradicionalmente, esses investidores buscavam empresas cujo faturamento alcançava valores expressivos. No entanto, esse mercado está interessado em expandir as suas operações — uma grande chance para os negócios que já têm pelo menos um produto relevante no mercado e gostaria de iniciar novos projetos.

Como você pôde perceber, o sucesso na captação de recursos para empresas depende de um planejamento bem construído e da capacidade de estabelecer boas relações no mercado. Um dos caminhos para atingir esse objetivo é ver os corporativos e a troca de experiência com os parceiros de negócios como um investimento, assumindo uma postura estratégica.

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