A ideia da ativação de marca em eventos é transformar interações presenciais em vínculos com a marca. Até porque, 77% das pessoas confiam mais em uma empresa após interagir pessoalmente com ela em um evento ao vivo, segundo pesquisa da Freeman.
Mas não pense que basta reunir pessoas em um espaço bonito para ganhar a confiança da sua audiência. É necessário que cada detalhe reflita a personalidade da marca e que a experiência seja envolvente, pensada para trazer identificação.
Ao preencher esses requisitos, a ativação de marca em eventos pode gerar conexão emocional, reforçar o posicionamento da empresa e aumentar as chances de fidelização. É isso o que o seu negócio deseja?
Então, você veio ao lugar certo! Continue conosco e acompanhe os seguintes tópicos:
- O que é ativação de marca em eventos?
- Quais são os tipos de ativação de marca mais usados em eventos?
- Por que investir em ativação de marca em eventos próprios?
- 3 Ideias criativas de ativação de marca em eventos
Boa leitura!
O que é ativação de marca em eventos?
Ativação de marca em eventos refere-se às estratégias e ações que uma empresa realiza para promover sua marca e criar experiências atrativas para o público presente. O objetivo é fazer mais do que uma divulgação simples e sem graça, que tenderia a passar despercebida.
Um exemplo de ativação de marca em evento acontece em grandes festas, como o São João, que movimenta bilhões de reais anualmente e atrai uma enorme audiência. Por esse motivo, diversas marcas – que entendem o valor da experiência – aproveitam para realizar ativações, como:
- estandes temáticos;
- brindes;
- degustações;
- ações interativas.
Dessa forma, ‘’despretensiosamente’’, o negócio chama atenção das pessoas que passam no local. Porém, a competição pela atenção do público em eventos assim é intensa, já que muitas outras marcas e atrações também disputam o protagonismo.
Por outro lado, em eventos exclusivos e fechados, a marca é o centro da experiência, ainda mais se o ambiente for totalmente personalizado. Assim, é possível reforçar sua identidade e deixar uma lembrança positiva.
Por exemplo, pense no Nubank: logo que você vê a cor roxa vibrante, provavelmente já associa imediatamente à marca, certo? Agora, imagine outra empresa do mesmo segmento, como a Stone. É bem possível que a primeira coisa que vem à mente é o verde marcante dela.
Essa associação rápida e automática acontece porque essas marcas investem em experiências consistentes e personalizadas que reforçam sua identidade, seja em eventos, comunicação ou atendimento.
Como funciona uma ativação de marca eficaz em eventos próprios?
Você já entendeu que a ativação de marca em eventos próprios pode gerar resultados melhores do que em eventos gerais. A seguir, saiba como funciona!
Espaço exclusivo para eventos fechados
O local é reservado para que a marca tenha controle total sobre a experiência, garantindo privacidade e exclusividade para os convidados.
Personalização completa do ambiente
A identidade visual da marca é aplicada em todos os detalhes, desde a decoração até elementos interativos. Essa é uma estratégia para comunicar a essência da empresa com ajuda do marketing sensorial.
Isto é, essa técnica estimula os sentidos do público – visão, audição, paladar, tato e olfato – para criar uma conexão emocional mais profunda
Ambientação alinhada ao conceito da marca
Iluminação, trilha sonora e outros elementos sensoriais são cuidadosamente escolhidos para reforçar o posicionamento e a mensagem que a marca quer transmitir.
Espaços instagramáveis
Cantos especialmente criados com logos, hashtags e cenários visuais estimulam o compartilhamento espontâneo nas redes sociais, ampliando o alcance da ação.
Por exemplo, você pode montar um espaço bonito para que os convidados tirem fotos com a marca da sua empresa ao fundo.
Dessa forma, cada clique compartilhado nas redes sociais se torna uma divulgação orgânica feita pelo próprio público, que ajuda a ampliar sua visibilidade de forma autêntica.
Por que investir em ativação de marca em eventos próprios?
Quem busca ativação de marca em eventos próprios pode ter:
- exclusividade – espaço reservado só para sua marca protagonizar;
- infraestrutura premium – ambientes modernos com tecnologia avançada;
- personalização – espaços flexíveis adaptados às suas necessidades;
- equipe dedicada – suporte especializado em todas as etapas;
- engajamento digital – espaços instagramáveis que ampliam seu alcance.
3 Ideias criativas de ativação de marca em eventos
Se você busca ativar sua empresa, veja alguns exemplos que mostram como diferentes tipos de eventos:
1. Almoços executivos com experiências sensoriais
Imagine seus convidados degustando pratos cuidadosamente elaborados que remetem à essência da sua marca, como ao estimular o paladar e ao criar conexões emocionais.
Um exemplo inspirador é o evento Jazz & Wine Experience, promovido pelo Pipefy, que uniu uma atmosfera sofisticada com vinho selecionado e música ao vivo para criar uma experiência multissensorial e memorável.
O encontro proporcionou um ambiente de networking descontraído e elegante, reforçando o posicionamento premium da marca.
É possível também apre
2. Eventos corporativos com team building
E se sua equipe participar de atividades colaborativas que fortalecem o espírito de grupo, enquanto reforçam os valores e o posicionamento da empresa?
Essa é a proposta do team building. Por exemplo, a plataforma Cyrela, um dos nossos cases de sucesso, já contratou esse serviço para integrar seu time interno. Nesse evento, todos os participantes cozinharam juntos sob a orientação de uma chef especialista em team building.
Assim, os participantes se divertiram enquanto desenvolviam suas habilidades na cozinha, ao mesmo tempo em que a atividade estimula a colaboração e o trabalho em equipe.
3. Gourmet experiences com chefs convidados
Que tal oferecer uma experiência gastronômica personalizada, em que cada prato celebra a identidade da sua marca? Essa é uma forma diferente de impressionar clientes, parceiros e influenciadores.
Faça ativação de marca em um evento no Experience Lounge
Como você viu, a ativação de marca em eventos pode construir laços mais sólidos com seu público. Afinal, muito além de expor a sua marca, ela cria experiências imersivas e personalizadas que geram identificação e reforçam seus valores.
Então, você também quer alcançar esses objetivos por meio da ativação de marca em evento? No Experience Lounge, cuidamos de tudo para que sua marca se destaque. Oferecemos um espaço acessível e uma equipe pronta para dar todo o suporte. Vem conversar com a gente e saiba mais!