Samsung Electronics Co., Ltd. (em coreano, 삼성전자 - Samsung Jeonja), ou simplesmente Samsung é uma corporação transnacional sul-coreana que atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação com sede em Seul, Coreia do Sul. Em 2020, o faturamento da Samsung foi de USD 1,4 trilhão, correspondente a 20,7% do PIB da Coreia do Sul.
Foi a empresa que mais vendeu smartphones em 2018, com 292 milhões. Cerca de 8% a menos que o ano anterior. A Samsung também é a 1° do ranking mundial sendo a maior fabricante de smartphones do mundo na frente de Xiaomi, Apple, Oppo Digital entre outras.
A Samsung, começou na Coreia com o gruo cujo nome de Samseong Geurup, que em coreano era representado pelo gráfico 삼성그룹. A sede está em Seul, na Coreia do sul e desde os primeiros anos até hoje, essa empresa é uma corporação multinacional e atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação, colocando sua marca em diversos produtos tecnológico e alguns até, exclusivos da marca. A Samsung chegou a uma importância tão grande para o seu país de origem que as suas receitas chegaram a um patamar tão elevado que passou a ser considerada como um PIB "Produto Interno Bruto" de um país. Levando em consideração a essa afirmação, se a Samsung fosse um país, de acordo com esse “PIB”, ela seria o Estado que ocuparia o 35º lugar de mais rico do mundo. Dirigida por uma família inteira, o que fez com que a empresa ganhasse ainda mais sustentação no mundo econômico, a Samsung é encabeçada hoje por Lee Kun-Hee, Icónhie é o terceiro filho do fundador da marca, Lee Byung-Chul ou Ibyónchól. Para trabalhar hoje na Samsung não basta apenas gostar de tecnologia. A sua importância cresceu tanto dentro da Coreia do Sul, que atrai profissionais de todas as partes do mundo e hoje encabeça a empresa com os funcionários mais inteligentes do mundo, sendo 25% dos seus empregados, unidos e certificados de alto grau como o de doutorado ou equivalente a este. O nome da empresa também está ligada à grande eventos e outras empresas, sendo a Samsung patrocinadora grande nome do futebol ao redor do mundo como o time do Chelsea Football Club. No Brasil, o Sport Club Corinthians Paulista e a Sociedade Esportiva Palmeiras já tiveram a bandeira do Suwon Samsung Bluewings estampadas em seus uniformes oficiais, como patrocinadores.
A Samsung nasceu na Coreia do Sul em 1938. Fundada por Byung Chull Lee, a principal função da empresa na época era a exportação de alimentos para a China. Em poucos anos, a Samsung ampliou os negócios, passando a atuar com produção de açúcar e seguros. Na década de 1960, a companhia inaugurou, também, uma loja de departamentos, um canal de televisão e um jornal.
A divisão de produtos eletrônicos, pela qual a empresa é mundialmente conhecida atualmente, surgiu em 1969, com a produção de televisores e, posteriormente, de geladeiras e máquinas de lavar. O crescimento da empresa levou os negócios para a fabricação de monitores de computadores, aparelhos celulares, tablets, robôs, entre tantos outros produtos tecnológicos.
Os valores que definem a Samsung são o cuidado com as pessoas, a excelência, mudança, integridade e prosperidade mútua. Sua visão é "inspirar o mundo, criar o futuro", buscando contribuir para a melhora da sociedade. A companhia preza pelo respeito aos valores para manter os negócios sólidos. Segundo a empresa, toda decisão tomada está relacionada aos valores e a um rigoroso código de conduta.
A Samsung chegou ao Brasil em 1986 com duas linhas de produtos: monitores e disco rígido. Com a rápida ascenção das operações brasileiras, a companhia passou a investir em unidades de fabricações locais, aumentando o portfólio disponível no país. Hoje, a Samsung conta, também, com centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e emprega mais de 2 mil funcionários em solo brasileiro.