O que é Inbound Marketing ?

Inbound Marketing

Inbound Marketing. No mundo do marketing sempre estamos envolvidos com novos termos. Quando nos voltamos para o marketing digital tenha certeza que o aprendizado é diário e um destes termos que com certeza você já ouviu é Inbound Marketing.

Apesar de parecer algo estranho e distante na realidade Inbound Marketing é o conjunto de ações online para levar o cliente ao final da sua jornada de compra. Ela é composta por diversos recursos sendo cada qual destinado para um momento do cliente.

Imagine um tabuleiro onde as peças são os seus clientes ou consumidores. O seu objetivo está lá no final da trilha, certo? Então Inbound Marketing são todas as ferramentas online que você possui para este fim: e-mail marketing ,ebooks, calendários, lives, papos com especialistas, enfim todas estas ações reunidas sob a ótica de uma única estratégia recebe o nome de Inbound Marketing.

Mas como saber o que usar e como usar? Vamos primeiro definir a persona, o peão do seu tabuleiro.

 Persona nada mais é que uma evolução do conceito de público-alvo. Se antes você imaginava o cliente de forma geral,  quando falamos persona saímos de um contexto amplo e colocamos o consumidor em um contexto limitado e o mais próximo possível da realidade.

Definido as personas, vamos pensar na jornada do consumidor, ou seja, qual o caminho que ele vai percorrer. Para cada ação dele existe uma reação da sua parte.

E todas elas as ações são permeadas por um conceito maior conhecido como AIDA: atenção, interesse, desejo e ação.

O mais divertido deste processo é que ele não é linear, ou seja, o consumidor pode andar por diferentes caminhos antes de chegar ao objetivo, e você não tem o controle de como e quando isto vai acontecer. No Inbound Marketing você cria a trilha, mas a velocidade depende do cliente.

O que já é sabido é que produtos de baixo valor agregado possuem jornadas mais simples do que de alto valor agregado. Exemplo: a compra de um sapato demanda uma trilha menor do que a compra de um eletrodoméstico.

É muito interessante acompanhar estes processos, que acontecem de forma integrada e quase simultaneamente. Para isso existem softwares que auxiliam você a desenhar a régua de comunicação, pontuando cada etapa e ajudando a selecionar os melhores clientes para sua base.

Vale a pena conhecer e aplicar estas ferramentas na sua empresa.

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