Valorização e investimento em inteligência emocional

Em um ano tão excepcional como este que estamos vivendo, o conceito de Inteligência Emocional voltou com toda força. Usado pela primeira vez por Daniel Golleman em seu livro Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser (1995) este conceito mostra que nossa capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos é fator preponderante para nos orientar para o sucesso ou fracasso nas nossas atividades, independente dos fatores genéticos ou socioeconômicos com valorização e investimento em inteligência.

Mas o conceito de Inteligência emocional não é tão novo assim, Charles Darwin já citava a importância da expressão emocional para adaptação natural no processo de evolução. Então embarque na história e vamos nós para mais uma etapa neste processo chamado evolução, pois quando as empresas entraram este ano no sistema de home office, muitas de modo abrupto, a inteligência emocional passou a ser fator de muitas discussões e análises pela área de RH.

Afinal, de repente, os estados de espírito, as emoções e as disposições gerais dos colaboradores das mais diversas áreas estavam em teste. E essa mudança com certeza gerou impacto não só sobre o desempenho do trabalho, mas também para tomada de decisões, a criatividade, a rotatividade de pessoal, o trabalho em equipe, as negociações e a liderança.

A única forma de enfrentar todas estas questões foi investindo e promovendo a inteligência emocional. Dividida entre habilidades pessoais e interpessoais, as empresas entenderam a importância de ouvir seus colaboradores e propiciar suporte nesta jornada de autoconhecimento.

Com certeza é um processo muito pessoal, por isso o apoio de um profissional especializado pode melhor orientar esta caminhada, pois envolve não só se conhecer como entender e aceitar o outro nas suas limitações, criando a empatia e sinergia do grupo em busca de um bem comum.

Algumas dicas para como auxiliar seu time neste processo.

  • Abrir um espaço favorável ao diálogo, muitas vezes com um professional externo, que pode trazer maior confiança por parte dos envolvidos.
  • Entender o momento do colaborador e auxiliar principalmente na gestão de emoções negativas como ansiedade, letargia ou pânico, muito comuns neste momento que estamos passando.
  • Estimular a autogestão e autoconfiança dos colaboradores, permitindo uma maior autonomia nas decisões, criando um ambiente positivo.
  • Propiciar momentos coletivos, mesmo que de forma virtual, para integração da equipe.

O mais importante é saber que a Inteligência Emocional, assim como toda e qualquer habilidade pode ser trabalhada e desenvolvida. Cabe ao colaborador estar aberto para esta travessia.  

4 critérios para acertar na escolha do espaço para eventos corporativos em SP

Encontrar espaço para eventos corporativos sp não é uma tarefa fácil. De fato, a cidade oferece muitas possibilidades, e isso....

Basf realiza evento de Team Building no Experience Lounge

A Basf realizou um evento de Team Building chamado “Pizzada Mão na Massa” no Experience Lounge para sua equipe. A....

Experiências de Relacionamento Virtual

Não fique longe do seu cliente. Promova experiências únicas e de alta qualidade.

Eventos Corporativos

3 Passos Para Transformar Um Evento Corporativo Em Uma Experiência de Sucesso

Vamos criar uma

experiência incrível juntos?

Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar seu evento em uma experiência única!

Contato

contato@experiencelounge.com.br

(11) 94081-0055

Rua. Antônio Comparato, 130 Campo Belo - São Paulo, SP 04605-030

08:00 - 19:00