Evento Corporativo: O Que É, Tipos E Como Organizar? 

Evento Corporativo: O Que É, Tipos E Como Organizar? 

Só em São Paulo, o mercado de eventos corporativos movimentou 8 milhões de pessoas em 2024. Os dados são da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios. Assim, a pergunta é: sua empresa está aproveitando todo o potencial desse ramo?

Quer dizer, eventos corporativos são poderosas plataformas de conexão, aprendizado e crescimento. Então, participar ou promover um evento pode fortalecer a marca, criar oportunidades de negócios e estreitar laços com clientes e parceiros estratégicos.

Pensando nisso, quer entender mais sobre como funciona um evento corporativo e como tirar melhor proveito? Continue conosco e acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é um evento corporativo?
  • Quais são os 7 tipos de eventos corporativos?
  • Qual evento corporativo é o ideal para a sua empresa?
  • Como organizar um evento corporativo de sucesso?

O que é um evento corporativo?

Um evento corporativo é um encontro promovido por uma empresa para se conectar com seus públicos de interesse, como colaboradores, clientes, parceiros ou mercado em geral. O evento sempre tem um objetivo bem definido, como fortalecer a marca e apresentar novidades.

Sabe o que é melhor? Esse mercado está crescendo rápido! Só no 1° trimestre de 2023, o número de eventos corporativos no Brasil aumentou 36%, segundo a Sympla. Ou seja, empresas estão investindo pesado porque sabem que os resultados valem a pena.

O Web Summit Rio 2023, por exemplo, reuniu 21 mil visitantes de 91 nacionalidades. Um prato cheio para corporações que querem visibilidade e novos negócios. Então, seu negócio já está tirando o máximo proveito dos eventos corporativos? 

Quais são os 7 tipos de eventos corporativos?

Dependendo do que sua empresa busca, o evento corporativo pode ter diferentes formatos. Acompanhe os principais.

1. Conferências e convenções

Esses são eventos maiores, onde muitas empresas se reúnem para compartilhar conhecimentos e discutir as últimas novidades do setor. São perfeitos para quem quer expandir a marca, se manter atual e gerar novos contatos.

2. Seminários e workshops

Seminários e workshops são mais introspectivos e práticos, focados em ensinar algo novo. Eles são ideais quando você quer envolver sua audiência de forma mais próxima, com interações diretas e aprendizado de qualidade.

3. Feiras e exposições

Sabe aqueles eventos onde diversas marcas se juntam para mostrar seus produtos? As feiras e exposições são perfeitas para fazer divulgação e alcançar um público interessado, de fato, no que você tem a oferecer.

4. Lançamentos de produtos

A ideia é causar impacto e gerar expectativa. Se sua empresa lança algo novo, um evento de lançamento pode capturar a atenção do público e mostrar como aquele produto ou serviço fará a diferença.

5. Eventos de networking

Esses eventos são feitos para conectar pessoas. Pode ser uma oportunidade de expandir sua rede de contatos, fazer novas parcerias e descobrir novas oportunidades de negócios.

6. Comemorações e festas corporativas

Comemorações e festas corporativas têm um tom mais informal e são focados em celebrar conquistas, como o aniversário da empresa ou metas atingidas. Além disso, ajudam a reforçar os laços com seus funcionários e parceiros.

7. Webinars e eventos on-line

Com a popularização dos eventos virtuais, os webinars ganharam força. Eles podem alcançar um público mais amplo e são ótimos para educar ou lançar produtos, sem limitações geográficas.

Qual evento corporativo é o ideal para a sua empresa?

O evento corporativo ideal para a sua empresa depende do que sua empresa busca:

  • se o objetivo for educar e formar novos líderes — seminários e workshops são a escolha certa;
  • já se a ideia for conectar pessoas e gerar oportunidades de negócios — um evento de networking ou feira pode ser mais vantajoso.

Ou seja, é preciso planejar bem e entender como cada tipo de evento pode ajudar sua empresa a crescer.

Como organizar um evento corporativo de sucesso?

Vamos falar sobre os passos para garantir que seu evento corporativo seja um sucesso. Confira!

Defina seus objetivos e público-alvo

Antes de mais nada, saiba o que você quer alcançar com o evento. Isso ajuda em todas as escolhas feitas daqui pra frente.

  • objetivo — Está buscando aumentar a visibilidade da marca? Fortalecer relacionamentos com clientes e parceiros? 
  • público-alvo — quem você quer que participe? Saber quem é o seu público facilita ao escolher o tipo de evento e o formato ideal.

Escolha o local ideal

O espaço precisa ter a infraestrutura necessária, ser acessível e, claro, transmitir a imagem da sua empresa com um toque de sofisticação.

  • infraestrutura — garanta que o local tenha tudo o necessário, como som de qualidade, Wi-Fi rápido e áreas para interação;
  • acessibilidade — pense na facilidade de acesso. Como os participantes vão chegar até lá? Existe estacionamento? E se tiver Pessoas com Deficiência (PCDs), o local é acessível para todos?
  • ambiente — o espaço deve ter a vibe certa, seja moderno, elegante ou mais descolado, dependendo do que sua empresa quer transmitir.

Ofereça experiências gastronômicas e entretenimento personalizado

Quem não adora uma boa comida e uma experiência divertida, não é? A gastronomia e o entretenimento podem transformar o evento e assegurar que todos saiam com uma sensação positiva.

Gastronomia

Ofereça opções variadas, para todos os gostos, e escolha pratos que vão surpreender os participantes. Se possível, personalize a experiência gastronômica.

Entretenimento

O que será oferecido para manter as pessoas engajadas? Seja uma banda ao vivo, atividades interativas ou um lounge de descanso, o entretenimento ajuda a criar um clima descontraído.

Use tecnologia e inovação para impactar

Vivemos na era digital, então por que não usar a tecnologia a seu favor? Ferramentas tecnológicas podem tornar o evento ainda mais interativo e marcante.

Por exemplo, realidade aumentada, apps personalizados e telas interativas deixam a experiência ainda mais imersiva. Além disso, use transmissões ao vivo, redes sociais e outras plataformas para manter os participantes conectados, mesmo fora do evento.

Conte com uma equipe especializada para execução impecável

Uma equipe especializada é responsável por garantir que tudo aconteça sem imprevistos. Afinal, ter especialistas significa que qualquer desafio será resolvido rapidamente, para que o evento aconteça de forma tranquila e eficiente.

Faça o seu evento corporativo no Experience Lounge

Como você acompanhou, um evento bem-sucedido pode fortalecer sua marca, estreitar laços com seu público e gerar oportunidades para sua empresa. Então, comece a planejar o próximo evento corporativo agora mesmo!

Que tal fazer do seu próximo evento corporativo algo inesquecível? No Experience Lounge, temos o ambiente perfeito e toda a estrutura necessária para criar uma experiência marcante para sua empresa. Vem conversar com a gente, conhecer nossos espaços e descobrir como podemos transformar sua ideia em realidade.

Café da Manhã – Healthers

O Experience Lounge foi o local escolhido pela Healthers para um café da manhã que reuniu os principais diretores de....

Minerva Foods reúne colaboradores em um evento repleto de momentos especiais

Por trás do resultado de toda empresa, sempre há uma equipe empenhada, que trabalhou duro o ano inteiro para atingir....

Experiências de Relacionamento Virtual

Não fique longe do seu cliente. Promova experiências únicas e de alta qualidade.

Eventos Corporativos

3 Passos Para Transformar Um Evento Corporativo Em Uma Experiência de Sucesso

Vamos criar um

experiência incrível juntos?

Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar seu evento em uma experiência única!

Contato

contato@experiencelounge.com.br

(11) 9408-1005

Rua. Antônio Comparato, 130 Campo Belo - São Paulo, SP 04605-030

08:00 - 19:00

Experience Lounge 2018 – 2024 © Todos os direitos reservados

Política de privacidade